Exposição “Playmode”do CCBB-SP. Foto: Tiago Nunes Fotografia
Que tal aproveitar o final de semana para conferir 10 exposições em São Paulo? Fizemos uma seleção de mostras para você escolher o seu programa favorito.
“Arte é Bom”
A exposição em exibição no MIS é um convite à diversão. Interativa, ela reúne obras inusitadas, como uma pedra que emite risadas assim que alguém passa por ela. Os trabalhos são assinados por artistas contemporâneos do calibre de Hélio Oiticica e Lygia Clark e ficam abertos até 11/12.
“Cria_experiências de invenção”
Já imaginou ler o clássico “Chapeuzinho Vermelho” por meio de símbolos? Este é só um exemplo dos trabalhos presentes na mostra coletiva em cartaz no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (CCF). Voltada ao público infantil, a exposição conta com obras interativas, que permitem vivências plurissensoriais e o acesso a diferentes culturas e linguagens artísticas. A entrada é gratuita.
“Le petit chaperon rouge” da artista suíça Warja Lavatar (1913-2007). Foto: Paula Monroy
“Grandes Personalidades Negras”
Personalidades negras que fizeram história no Brasil, foram transformadas em grafites. Ao todo, são 81 nomes como Emanoel Araújo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, que se notabilizou por lutar pelo reconhecimento e a valorização da produção afro-brasileira nos mais diversos âmbitos. A exposição fica em cartaz no MIS até janeiro de 2023 e apresenta biografias desses personagens.
“Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena”
Instalada na área externa do Museu das Culturas Indígenas, a exposição apresenta grafismos e desenhos criados e executados pelo povo Guarani. As temáticas das obras incluem a resistência e luta pelos direitos dos povos originários.
Museu das culturas indígenas. Foto: Divulgação MCI
“Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar”
A exposição conta com trabalhos do artista de origem indígena: Xadalu Tupã Jekupé. As obras denunciam como os territórios originários em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão sendo engolidos pelo progresso dos grandes centros urbanos. A mostra, no Museu das Culturas Indígenas, reflete a violência dessa invasão e a segregação étnica vivida pelo povo Guarani. A exposição fica em cartaz até o último dia do ano.
“Playmode”
Após passar por Portugal, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a exposição chega a São Paulo e propõe reflexões sociais e questionamentos sobre pautas contemporâneas por meio dos jogos. Alguns dos trabalhos são interativos, como os games que fazem referências aos povos indígenas, a mitologia grega, ao tempo e a velhice. Em cartaz no CCBB SP até 16 de janeiro de 2023, a exposição conta com a participação de brasileiros e artistas de outros 14 países.
Obra da Exposição “Playmode” do CCBB-SP. Foto: Reprodução/Instagram/@ccbbsp
“YGAPÓ: Terra Firme”
A exposição do artista e curador Denilson Baniwa reúne produções contemporâneas e tradicionais de músicos indígenas. A dança, o canto e a conexão com a natureza são para os povos originários uma maneira de dar continuidade a cultura e a vida. A palavra “Yagapó” é uma metáfora da resistência indígena. Em cartaz até 31 de dezembro de 2022 no Museu das Culturas Indígenas.