Top

SP: centro cultural tem show e mostra que homenageia centenário de José Saramago

Show “O Grito”, do cantor, compositor, poeta e artista visual CA CAU – Foto: Leandro Godoi

No sábado, dia 10 de dezembro, o Centro Cultural Vila Itororó – conjunto composto por mais de dez edificações construídas no início do século 20 entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, em São Paulo –, recebe o show “O Grito”, do cantor, compositor, poeta e artista visual CA CAU, que se apresenta com outros quatro artistas: Graça Cunha, Izzy Gordon, Jairo Pereira e Grupo Catavento – Tapera das Artes. Além das atrações musicais gratuitas, o evento também conta com a abertura de duas exposições: “Celebrando o centenário do escritor José Saramago” e “Luteria Experimental da ONG Tapera das Artes”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra “Celebrando o centenário do escritor José Saramago”, que segue em cartaz até o dia 16 de dezembro, é uma homenagem ao escritor português que conquistou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões, em 1995. A exposição exibe 30 obras – cartazes realizados por diversos artistas do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que acontece em 30 cidades de 11 países do mediterrâneo e do mundo lusófono, com programação de música popular contemporânea e de artes plásticas –, contextualizando a importância de Saramago como fundador do Festival, que, em 2023, completa 30 anos; maior rede de intercâmbio na Europa.

Já a “Luteria Experimental da Tapera das Artes” apresenta instrumentos musicais confeccionados, artesanalmente, por crianças, jovens e adolescentes da ONG de mesmo nome (Aquiraz – CE). Utilizando materiais recicláveis como cabaça, bambu, madeira, pedra, plástico, papel, borracha e metal, a Tapera das Artes promove um trabalho de criatividade sustentável ao construir instrumentos musicais com novas sonoridades e formas estéticas diferenciadas. A mostra terá exibição única no dia 10 de dezembro das 10h às 19h.

Na exposição, o visitante poderá ver instrumentos de percussão melódicos e harmônicos (marimba, kalimba, clavas de PVC e clavas de pan de PVC); percussão rítmicos (tambor de fita, caixa e pandeiro); sopros (flauta doce, flauta pan, flauta pan de bambu, flauta pan de mangueira e flauta pan de PVC); cordas percutidas (marimba de lata, harpa, violão de cabaça, ukulele de PET e viola de cabaça) e; cordas friccionadas (violino de cabaça, violino de lata, viola de arco de cabaça, viola de arco de lata, violoncelo de balde e violoncelo de cabaça).

“Sou apaixonado pela nossa língua; a poesia e sua musicalidade. Sinto-me honrado em realizar o show O Grito, com convidados representativos de nossa cultura, mas principalmente, em um local mágico e cenográfico como a Vila Itororó. Poder promover o intercâmbio e a troca de saberes, ao dialogar com a cidade de São Paulo e o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas – que teve como fundador, participante e presidente, José Saramago –, é um presente divino para a minha carreira”, comenta CA CAU.

Mais de Cultura