Top

RJ: Danielian Galeria recebe a exposição “Mulherio” com 36 artistas brasileiras

“Pontes sobre Abismos”, de Aline Motta – Foto: Divulgação

A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 3 de dezembro de 2022, das 15h às 19h, a exposição “Mulherio”, com mais de 60 obras, de 36 artistas brasileiras de várias gerações, que aborda a presença de corpos femininos na produção de artistas mulheres brasileiras, da modernidade aos dias atuais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Pontes sobre Abismos”, de Aline Motta – Foto: Divulgação

Com curadoria de Viviane Matesco, Marcus Lontra e Rafael Peixoto, as obras escolhidas foram reunidas graças a empréstimos de galerias, colecionadores e artistas, e refletem experiências artísticas com múltiplos materiais e suportes, entre a pintura, a escultura, a videoarte, a instalação e a performance, deslocando também para os aspectos formais a questão central da mostra.

O corpo como território de resistência política, a sexualidade, e o ativismo feminista estão em núcleos articulados, em que se reflete como o tema foi tratado pelas artistas ao longo do tempo. O título se refere ao jornal que circulou no Rio de Janeiro entre 1981 e 1988, como desdobramento dos estudos sobre a condição feminina no Brasil, que em suas 40 edições teve como colaboradoras nomes importantes do pensamento brasileiro como Lélia Gonzalez, Adélia Borges, Maria Rita Kehl, Ruth Cardoso, Carmen da Silva e Heloisa Buarque de Hollanda. A exposição é ampla, abre uma série de possibilidades e edições futuras.

“Imaginary City”, de Suzana Queiroga – Foto: Divulgação

As artistas com obras na exposição são: Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Lygia Pape, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Celeida Tostes, Maria Bonomi, Maria Polo, Anna Maria Maiolino, Ana das Carrancas (Ana Leopoldina dos Santos), Conceição dos Bugres (Conceição Freitas da Silva), Wega Nery, Nelly Gutmacher, Josely Carvalho, Sonia Menna Barreto, Márcia X, Cristina Salgado, Regina de Paula, Lia Menna Barreto, Brigida Baltar, Beatriz Milhazes, Nazareth Pacheco, Suzana Queiroga, Ana Miguel, Rosana Palazyan, Niura Belavinha, Adriana Varejão, Analu Cunha, Berna Reale, Elisa de Magalhaes, Adrianna Eu, Aline Motta, Marcela Cantuária, Panmela Castro, Élle de Bernardini e Lyz Parayzo.

Mais de Cultura