Top

RJ: Xico Chaves apresenta obras inéditas a partir da série “Índios Extintos”

Obra de Xico Chaves – Foto: Andrea Marques

O Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, no Rio de Janeiro, apresenta a partir de 30 de novembro de 2022, das 12h às 18h, a exposição “Trama/objeto pintura”, com obras inéditas do aclamado multiartista Xico Chaves de diversos períodos, a partir de sua série de trabalhos “Índios Extintos”, de 1989, em alusão a povos e aldeias dizimadas e desaparecidas em nosso processo de colonização. A exposição vai ocupar o Terreirinho do Paço, no térreo. A curadoria é de Ricardo Ventura e do artista, e o texto crítico é de Alberto Saraiva.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição faz uma síntese de séries intercalares de obras nunca mostradas, como pequenas coleções de grupos variados de linguagens concebidas e concluídas em diferentes momentos de pinturas anteriores e simultâneas já expostas.

Foto: Andrea Marques

As obras já mostradas anteriormente – sobre telas, papéis, pet, acetatos, instalações, intervenções, performances, cimento, poliuretano e poliestireno expandidos, objetos e suportes diversos além de outras proposições materiais e imateriais – , em exposições individuais e coletivas, ao longo desta travessia desde os anos 1970 formam a base referencial para esta mostra. “Trama/objeto pintura/Xico Chaves” é ainda uma das possíveis abordagens poéticas do processo criativo e livre-associativo do artista em sua extensa trajetória múltipla e diversificada, onde o tempo se expande entre o espaço da simultaneidade e da atemporalidade. Onde o que é contemporâneo é mesmo agora, atemporal, memória e impermanência.

Foto: Andrea Marques

“Trama/objeto pintura/ Xico Chaves” será uma exposição em processo com uma estrutura básica fixa e outra em movimento, com obras e montagem em transição e substituições ao longo do período expositivo. Durante o período da exposição, a partir de dezembro, Xico Chaves irá fazer diálogos, microperformances e intervenções com convidados e o público.

Mais de Cultura