Cultura

Haynna lança o EP “Porta do Meu Peito”; ouça

Share

Haynna – Foto: Thaís Mallon

Preta, nordestina, periférica, cantora, compositora, intérprete e produtora cultural piauiense, Haynna estreia sua carreira solo com o EP “Porta do Meu Peito”. O projeto abre caminhos para a subjetividade criadora da artista que chega se autoafirmando e invocando a sua ancestralidade.

“Eu me senti encorajada a gravar esse trabalho porque estava muito animada com a possibilidade de me reconectar, de criar livremente, de trabalhar com autonomia, de descobrir novos sons, com a importância da interseccionalidade da música preta contemporânea, ou seja, uma criação de imaginários onde eu me sentisse segura para cantar, produzir o que eu quisesse e sentisse, trazer referências pretas e o prazer de trabalhar coletivamente para essa obra nascer.”

Produzido por ela e Ricelly Lopez, conta com as participações de Lídia Dallet, Realleza, Ana Bea e Débora Valente: “Amigas, negras, cantoras, produtoras, artistas independentes e pessoas com quem tive boas trocas afetivas”, completa.

As misturas de R&B, soul, lofi e blues, marcas do EP, dão no que Haynna chama de “soulfrência” – sofrência estilizada no universo da música negra jazzística. “Esses gêneros são pretos, são ancestrais, são nossa marca. Então, brancos, não se esqueçam disso. Digo isso referenciando o que Baco Exu do Blues canta: “Tudo que quando era preto era do demônio e depois virou branco, foi aceito eu vou chamar de blues. É isso, entenda, Jesus é blues”.

Somam no time realizador, Ricelly Lopes (guitarra e synth), Dani da Silva (teclado), Rhayane Mayara (beatmaker), Savina Alves (contrabaixo), Jhonata Pikeno (bateria), Lucas Ramalho (percussão), Lídia Dallet (vocais), Felipe Phyre (masterização), Petbob e Tap Sounds (mixagem).

O single que dá nome ao disco – e aqui ganha destaque – tem coautoria da rapper brasiliense Lídia Dallet: “Uma grande artista, uma divindade para mim, criadora do estilo musical Ceilândia Latin Jazz, ela trouxe a poesia de uma forma bem envolvente, energética, amorosa, afetuosa, a cereja do bolo que essa black music contemporânea precisava”.

A música foi composta para a esposa de Haynna, Aisla. “Ela fala do nosso encontro, da potência que é duas mulheres negras juntas, nosso amor, a saudade que sinto dela quando ela não está comigo”, comenta. O visualizer foi dirigido por Filipe Duque e gravado na Sala 15. Os azulejos da locação contribuem para figurar um espaço idílico onde Haynna é uma sereia à espera de seu amor.

“O EP traz a porta do peito aberta em um período pandêmico, de muitas perdas, muitos recomeços, sentimento de reapropriação, de resistir artisticamente a um momento político difícil do país. No meio disso tudo eu quis falar de arte, quis me redescobrir, me desafiar. Então, do começo ao fim, é sobre sentir, refletir, deixar ir, amar, continuar artista mesmo no meio desse caos”, finaliza.

“Porta do Meu Peito” é, afinal, uma experiência feita para celebrar brasilidades e o afro-futurismo. As influências vão de Tim Maia, Cassiano, Marcia Maria, Elza Soares e Sandra de Sá até Liniker, Tuyo, Youn, Gavi, Ellen Oléria, Xênia, Luedji Luna, Urias, Jadsa, Tássia Reis, Tulipa Ruiz e muito mais.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024