Top

Multiartista, Aoxi se destaca em “Travessia” como Silene

Foto: Pupin + Deleu

Ela canta, compõe, interpreta. A carioca Ana Carolina, mais conhecida como Aoxi, é uma artista versátil da nova geração, com apenas 22 anos já coleciona grandes trabalhos, trazendo em sua bagagem uma personalidade forte e muito carisma.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em 2020, brilhou após lançar seus primeiros singles – “Faísca” e “Ainda Bem Que Foi Assim”. No ano seguinte, foi convidada pela cantora e compositora NaLua para uma participação especial em seu EP na canção “Reza”, dois meses depois, lançou o seu terceiro single, “Terra à Vista”, com o qual ganhou ainda mais visibilidade em seu canal no YouTube com o videoclipe – chegando à marca de mais de 20 mil views em uma semana.

Na  TV ganhou destaque com sua participação no reality “Rio Shore”, na MTV e Paramount (2022). Atualmente está em “Travessia”, trama das 21 da TV Globo, escrita por Gloria Perez com direção artística de Mauro Mendonça Filho. Na novela, Aoxi dá vida à personagem Silene – uma menina cheia de charme do bairro cujo maior sonho é ser musa da Escola de Samba da Vila Isabel.

Leia a seguir papo que RG levou com Aoxi.

Você estudou? Se sim, o quê?

Sim! Estudei. Mais nova, comecei me interessando por artes cênicas na escola e fiz um curso de teatro básico para ter mais desenvoltura como modelo. Recentemente fui aluna do curso “Quando Acende a Câmera”, do Eduardo Milewicz, e por ironia do destino ele foi meu preparador da novela. O que me deixou muito confortável no período de criação da minha personagem. Mas pretendo em breve fazer outros cursos na área de cinema, teatro e até de televisão. Conhecimento nunca é demais (risos).

De onde nasceu seu codinome Aoxi?

O meu nome artístico surgiu com algumas amigas (risos), começamos a conversar e trazer nomes que tivessem minha identidade, sabe? E que ao mesmo tempo trouxesse algo autêntico e nesse mesmo período estava compondo muito, com isso, começamos a pensar em algo que tivesse link ao universo musical da arte em geral. Foi quando surgiu “Aoxi”, e por eu gostar muito da sonoridade da letra X, que quase não é usada em nossa língua, me apaixonei de cara.

Conte sobre sua experiência no reality “Rio Shore”, na MTV e Paramount (2022).

Confesso que foi uma experiência única e muito válida, mas, como qualquer reality tem sua parte intensa de ser e não importa qual. Dentro dele resolvi viver cada momento, me permiti em tudo, fui eu, intensa (risos), até porque essa era a proposta do programa. Gostei muito de ter participado, foi meu primeiro contato com as câmeras, mas ao longo do programa a gente esquece totalmente delas e vamos vivendo um dia de cada vez.

Foto: Pupin + Deleu

Como surgiu a oportunidade para estar em “Travessia”, da TV Globo?

O convite chegou de forma muito inesperada para mim. Fiquei até surpresa pela forma que fui abordada pela produtora de elenco – Daniela Ciminelli. Ela entrou em contato comigo através das minhas redes sociais, explicou o projeto e comentou que tinha gostado do meu perfil, com isso, ela me fez um convite para um bate-papo ao vivo e com isso fui dando sequência a todos os processos dentro da emissora – TV Globo – até chegar o retorno oficial do diretor para falar que estava no elenco de “Travessia”.

Conte sobre sua personagem.

A minha personagem é maravilhosa (risos). Silene é alto-astral, esperta, sabe o que quer, ela entrega beleza e carisma. Uma mulher determinada, sabe que é bela e se aproveita disso e de algumas situações durante a trama, mas de uma forma “saudável”, de levar a vida – vocês vão entender melhor no desenrolar da história dela. E espero que público curta porque está sendo delicioso dar vida a essa personagem que para mim já é especial. Estou feliz com o resultado.

Como tem sido gravar com grandes nomes da teledramaturgia brasileira?

Um grande aprendizado. Gosto muito de aprender na prática e estar em cena com pessoas tão incríveis é uma honra para mim. Absorvo tudo o que posso e sou muito grata por isso.

Como tem sido gravar a novela? É seu primeiro papel na TV?

Sim, primeiro de muitos! Divertido e desafiador. Meu núcleo, o de Vila Isabel, além de abordar alguma assuntos importantes e futurísticos, é muito divertido. Não só os personagens, mas como os atores também. Somos muito unidos e isso é único. Fora que interpretar a Silene é uma surpresa (risos) desde o figurino às cenas. Eu amo, aprendo e me divirto muito com ela.

Quais são os próximos projetos na área da música?

Atualmente estou focada 100% no meu trabalho na televisão, mas, pretendo, sim, lançar o meu primeiro álbum nas plataformas digitais. É um projeto que ainda está sendo desenhado (estudado) para o primeiro semestre de 2023.

O que vem pela frente em termos de atuação?

Tenho alguns projetos em andamento. Mas, como falei anteriormente, hoje o meu foco está no meu projeto atual. Sou de viver o meu presente, o futuro é colheita dele.

Pretende se lançar no teatro também?

Nunca diga nunca, né? (risos). Mas se aparecer essa oportunidade irei agarrar com muita dedicação, assim como chegou o meu primeiro trabalho na televisão.

Como vê a questão da igualdade de gêneros na TV? 

Vejo de forma muito positiva. Ter um meio de comunicação como a televisão para trazer essa fala e igualdade é muito importante nos dias de hoje. O artista é plural e emprestamos o nosso corpo para trazer a arte independentemente de gênero.

Você é uma mulher muito bonita, como cuidar da beleza? Tem algum ritual?

Obrigado pelos elogios (risos). Sim, tenho meus cuidados diários com a minha a minha pele, não durmo de maquiagem, posso estar cansada como for, mas faço todo o processo de cuidado com o meu rosto. Faço minhas atividades física, corrida, academia,

Foto: Pupin + Deleu

Tem bichos de estimação?

Sim, tenho duas gatinhas bem fofas. Puma e Mimi. A Puma é mais nova, resgatei ela na rua, superbrincalhona e adora um carinho. A Mimi já é mais na dela, não gosta de assunto (risos). Ganhei ela com sete anos. Como moro com meu pai, ele me ajuda a cuidar delas. 

Acha importante que artistas se posicionem em prol da sociedade e politicamente nas redes sociais?

Sim. Mas que não seja uma obrigação. É importante que todos se posicionem. Seja para as pessoas em sua volta ou na internet.

Créditos

Fotos: Pupin + Deleu.
Stylist: Rodrigo Grunfeld.
Make: Andre Veloso.

Mais de Cultura