Top

Mostra apresenta obras inéditas do fotógrafo Mario Cravo Neto

“Noelia” (1978), de Mario Cravo Neto – Foto Divulgação

A Galeria Mario Cohen realiza, de 19 de novembro a 18 de fevereiro de 2023, a “Exposição Tudo Era Novo Sob o Sol da Bahia”, do artista visual Mario Cravo Neto. Das 22 obras expostas, 13 nunca foram publicadas antes. O fotógrafo baiano é um dos nomes mais importantes da fotografia contemporânea brasileira, reconhecido internacionalmente e com trabalhos expostos em acervos de diversos países, como França, Estados Unidos, Espanha e Holanda.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Pedra do Sumiço” (década de 1990) – Foto: Divulgação

A exposição nasceu da parceria entre a Galeria e o Instituto Mario Cravo Neto. O filho do artista, Christian Cravo, abriu o acervo do Instituto MCN, em Salvador, para a curadoria de Mario Cohen. Nesse cuidadoso trabalho de seleção, Cohen buscou fotografias em cores menos óbvias do artista, como a série “Geometrias” e os retratos coloridos de cenas da cultura baiana. Com mais da metade das imagens selecionadas pela curadoria exposta ao público pela primeira vez, os trabalhos remontam a diferentes fases do fotógrafo, durante as décadas de 1970, 1980 e 1990. Todas as obras serão comercializadas.

“Oleiro” (1970) – Foto: Divulgação

Nascido e criado na Bahia, o fotógrafo vivenciou, nas décadas de 1950 e 1960, a efervescência da cena artística baiana, convivendo com grandes nomes da cultura nacional como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Os temas abordados por ele giram em torno da religiosidade, do povo baiano, da natureza e do candomblé.

“Dança VI” (década de 1990) – Foto: Divulgação

A exposição marca também a inauguração da nova Galeria Mario Cohen. Fundada em 2000, esta que foi a primeira galeria especializada em fine art photography da América Latina, abre em 10 de novembro seu novo espaço, na Rua Capitão Francisco, 69, com projeto original de Isay Weinfeld e atualizado pelo arquiteto André Vainer.

Mais de Cultura