Categories: Cultura

MASP anuncia três novas exibições para o mês de novembro

Share

Museu de Arte de São Paulo – Foto: Getty Images

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, inaugura no dia 25 de novembro as exposições “Judith Lauand: desvio concreto”, “Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas” e a “Sala de vídeo: Aline Motta”. As três mostras, que ficam em cartaz até o ano de 2023, utilizam de diferentes meios de linguagem para expressar as visões de três artistas que viveram em diferentes períodos e contextos sociais no Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mesmo com suas diferenças, as três exposições apresentam uma oportunidade para os visitantes observarem como vivências plurais podem afetar as visões de mundo e as obras destas artistas. Dispostas entre o 1° andar, 1° e 2° subsolos do museu, as mostras somam quase 200 obras que permeiam temas que vão desde apagamentos históricos da identidade brasileira, até representações de ambientes comunitários regionais.

Judith Lauand: desvio concreto

Judith Lauand foi a primeira artista concreta do Brasil. A mostra “Judith Lauand: desvio concreto” pretende fomentar novas pesquisas e debates em torno do seu trabalho, por meio de 124 obras e dezenas de documentos de seu arquivo pessoal, colocando em perspectiva a decisiva transição operada por ela em meados dos anos 1950, do figurativismo para a geometria abstrata. Um destaque na mostra é a obra “Acervo 29, Concreto 33 ” (1956), uma das mais emblemáticas em sua trajetória e que acaba de ser doada pela família da artista ao MASP para a exposição, sendo a primeira de sua autoria a integrar a coleção da instituição.

Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas

Com curadoria de Amanda Carneiro, curadora-assistente do MASP, e André Mesquita, curador do MASP, a exposição “Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas” reúne 44 trabalhos, entre pinturas e tapeçarias – realizadas entre as décadas de 1950 e 70 – que expressam a subjetividade imaginada da artista baiana Madalena Santos Reinbolt, através de um vasto mundo de personagens, paisagens e situações do cotidiano. A mostra é a primeira dedicada à artista autodidata e pretende reverberar e ampliar o debate em torno de sua história e contribuição para a história da arte brasileira.

Sala de vídeo: Aline Motta

Localizada no 2° subsolo do museu, “Sala de vídeo: Aline Motta” exibe a trilogia de vídeos “Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “(Outros) Fundamentos” (2017-2019). Com curadoria de Leandro Muniz, assistente curatorial do MASP, os projetos dialogam com parte da história familiar da artista, como um estudo de caso sobre a formação social brasileira e, sobretudo, seus apagamentos, violências e resistências.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024