Top

Grátis: Festival Artistas de Rua promove maratona de shows em São Paulo

WinniT

Artista WinniT, que se apresenta no encerramento do festival Artistas de Rua, dia 23 de novembro, em São Paulo – Foto: Daniel Oliveira

O festival Artistas de Rua, em sua 4ª edição, leva 20 apresentações musicais a Lorena, Guaratinguetá e São Paulo, de 12 a 23 de novembro, gratuitamente. No line up, uma programação diversa é protagonizada por artistas como Dessa Brandão, que surge como forma de resistência ao machismo presente no universo do pagode e samba, simbolizando a representatividade feminina no gênero musical e servindo como inspiração e ponto de encontro para mulheres negras e LGBTQIAP+. Outros nomes da programação são a artista trans, WinniT, que coleciona títulos de diferentes batalhas de MC’s e impressiona com suas rimas sempre tão afiadas, e o premiado Nego Bala, cantor que versa sobre temas como empoderamento e resiliência e traz a visão de quem saiu da Cracolândia para o topo do mundo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Assim como em edições anteriores do projeto, a curadoria é pautada na diversidade, não só ao pensar os gêneros musicais presentes na programação, passando por MPB, rap, forró, pagode e outros (e buscando também o diálogo com apresentações mais teatrais), mas principalmente trazendo para o line up pessoas racializadas, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAP+”, conta Maria Ito, produtora e responsável pela curadoria desta edição do Artistas de Rua.

“É impossível pensar na construção da cultura e da música excluindo essas pessoas, como muitos festivais ainda insistem em fazer. O Artistas de Rua tenta ir na contramão dessa homogeneização, que mostra apenas um entre os inúmeros lados da história e das produções culturais”, completa.

Artistas de Rua é um festival de música itinerante independente que promove intervenções artísticas nos centros urbanos e busca melhorar a vida na cidade e incentivar a utilização das áreas comuns, sendo arte e cultura destaques no uso criativo dos espaços públicos.

“Duas das principais características desse projeto são a democratização do acesso à cultura e a ocupação propositiva dos espaços públicos. É um convite para a população redescobrir lugares icônicos por meio da música”, comenta Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural.

Veja a programação completa abaixo:

Guaratinguetá

12.11 (sábado)

Museu Conselheiro Rodrigues Alves

Larissa Cibelle, às 10h

Enidê MC, às 12h

 

13.11 (domingo)

Parque Ecológico Anthero do Santos

Diego Pereira, às 14h30

La Banda Performática Embromare!, às 17h

 

14.11 (segunda-feira)

Palco Externo do Espaço Multiuso

Ariane Zaine, às 14h30

Samuel Samuca Trio – Veia Nordestina, às 17h

 

Lorena

15.11 (terça-feira)

Praça Dr. Arnolfo de Azevedo

No Plural, às 14h30

Nebum MC, às 17h

 

São Paulo

18.11 (sexta-feira)

Barão de Itapetinga, 06 – República

Andarilho Cha, às 14h30

Amanda Magalhães, às 17h

 

19.11 (sábado)

Lago Azul | Rua das Andorinhas Brasileiras, 632 – Grajaú

Nego Bala, às 14h30

Lu Manzin, às 17h

 

20.11 (domingo)

Av. Paulista, 40 – Centro (ao lado da Japan House)

Guilherme Kafé, às 10h

Pagode da Dessa, às 14h

 

21.11 (segunda-feira)

Rua Maria Antônia, 49 – Centro

Amarelo, às 16h

Matheus Crippa, às 18h30

 

22.11 (terça-feira)

Rua Ministro Godói, 976 – Perdizes

Trio Café, às 11h

Dani El Chico, às 14h30

 

23.11 (quarta-feira)

Rua Dr. Álvaro Alvim, 146 – Vila Mariana

Mano Yo, às 15h

WinniT, às 18h

Mais de Cultura