Cultura

Ocam apresenta repertório em homenagem ao ativista sul-africano Steve Biko

Share

Steve Biko – Foto: John F Burns/New York Times

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (Ocam) fará uma apresentação especial para homenagear a luta do ativista sul-africano e defensor dos direitos humanos Steve Biko.

Fundador do Movimento da Consciência Negra e mártir do movimento anti-apartheid e antissegregação, Biko liderou um movimento que até hoje reverbera ações antirracistas ao redor do mundo.

Marcado para às 11h no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), o concerto exibirá ao público uma obra contemporânea, composta especialmente para esta ocasião, do compositor e percussionista Carlos dos Santos, inspirada na militância combativa de Biko.

Sob a regência do maestro adjunto da Ocam, André Bachur, a composição Escrevo o que eu quero, baseada no livro de mesmo nome, ganhará vida além da música, com uma intervenção artística conduzida pelo ator Alex Rocha sob três conceitos: Luta, Reflexão e Celebração.

O programa traz ainda o clarinetista Daniel Oliveira, com solo junto à orquestra na performance de Dancing with Silent Purpose, eletrizante composição do sueco Fredrik Högberg, que mistura os sons da orquestra de cordas com um backtrack eletrônico, em texturas e gestos expressivos e dançantes. Esta será a estreia nacional da obra, nunca tocada antes no Brasil.

Outra obra que faz parte do concerto e também tem sua estreia nacional é a execução de “Spiraling Down the Rabbit Hole”, para 16 instrumentistas e eletrônica, da compositora mexicana Ana Paola Santillán Alcocer, inspirada no capítulo inicial do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. A obra apresenta um discurso que mistura técnicas de escrita apresentando uma paleta de cores orquestrais. O público será instigado pelo jogo com a percepção, uma diluição entre realidade e virtualidade (e fantasia) na escuta.

Para o regente adjunto da Ocam, Bachur, “é muito empolgante trabalhar com um repertório tão representativo e potente como este que estamos propondo. Trazer obras novas para o público, que dialoguem com o mundo de hoje e suas questões e desafios é sempre algo marcante. Carlos dos Santos é um compositor incrível e a orquestra está animada para este espetáculo que traz para os ouvintes a música de nosso tempo, com sua variedade e pluralidade. Será uma experiência definitivamente fascinante para o público”. 

Auditório do Masp – Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024