Top

Morre Gal Costa, aos 77 anos; veja fotos e repercussão

Foto: Carol Siqueira

Morreu nesta quarta-feira (09.11) a genial cantora de MPB Gal Costa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. Gal tinha 77 anos e a causa da morte não foi divulgada.

Ela participaria do festival Primavera Sound no último fim de semana, mas cancelou o show de última hora. Gal é um dos maiores nomes da música brasileira e vai fazer muita falta com sua voz ímpar no cenário musical artístico. Estamos muito tristes. O velório, aberto ao público, será realizado na Assembleia Legislativa, também na capital paulista, na sexta-feira, dia 11 de novembro, das 9h às 15h. O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.

Veja a seguir depoimentos a respeito da morte da artista.

Assucena – cantora e compositora

“Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Temos o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes da história. Descanse em paz, Gal.”

Céu – cantora e compositora

Uma deusa, estrela que brilhava aqui na terra, subiu pro céu. Uma escola toda, o Brasil que eu rezo todo dia pra não se esvair. Água Viva, Balancê, fruta -gogóia, Avarandada nossa, puro cinema tropical. Obrigada por tanto Gal, te amo!”

Criolo – músico

“Dia difícil. Uma notícia que nos pega de surpresa. Uma dor muito grande, às lágrimas aqui. Fica o meu abraço, fica o meu carinho, o meu beijo, o meu afeto mais profundo e gratidão a Gal Costa. Por sua força, sua energia sua voz inconfundível e cabe a nós passarmos pra frente. Já é eternizado em nossos corações, já é eternizado na cultura do Brasil. Mas, cabe a nós passar pra frente, contar essas histórias, contar da revolução feita a partir desse ser de luz.”

Di Ferrrero – músico

“Gal pra mim é um dos pilares da nossa música, uma das maiores que temos, deixa uma história incrível pra nós. Obrigado Gal por tanto e meus sentimentos para os familiares, amigos e milhões de fãs ! Rest in Power 🖤💔”

Dilma Rousseff – ex-presidente

“A morte de Gal Costa é um choque para todos nós. O Brasil perde hoje uma das maiores cantoras da nossa história.”

Gilberto Gil – músico

“Nossa irmãzinha se foi… Gal, a quem chamava de Gaúcha. Fica a saudade pra mim, pra todos que eram próximos e pra tanta gente na extensão deste Brasil que se encantava com seu canto. Agora o canto dela fica conosco pro resto das nossas vidas, para o tempo todo da nossa história. Vai com ela a voz maviosa, o encanto do canto extraordinário, que sempre foi sua marca. Fica conosco a saudade, a tristeza, o pesar.

Giulia Be – cantora e compositora

“Alguns meses atrás, enquanto estudava referências para escrever pro meu álbum, me deparei com “Não Identificado”, faixa escrita por Caetano Veloso e eternizada na voz de Gal em seu primeiro álbum solo. Ao ouvir, fui transportada para outro mundo, e tive certeza que seria essa a sensação que eu também queria tentar desencadear nas pessoas: a capitulação completa de um ouvinte em transe. Isso é o que a Gal fazia. A genialidade dela, combinada com sua voz potente, trouxe algo inovador para o universo musical brasileiro. Ela não tinha medo de ser diferente, e especialmente para mim, como cantora, sempre foi uma grande inspiração. Queria ter a conhecido, abraçado, e agradecido pela inspiração pro meu “disco voador”…. mas tenho certeza que agora, assim como sua paixão, “ela brilhará na noite, no céu de uma cidade do interior, como um objeto não identificado.”

Diogo Nogueira – cantor e compositor

“O Brasil é o País da música. Aqui temos alguns dos maiores compositores e cantores do mundo. É uma pena que a Gal [tenha partido] nesse momento que o setor da cultura tanto vai precisar dela. ‘Brasil mostra sua cara, quero ver quem paga para a gente ficar assim, brasil qual seu negocio o nome do teu socio, confia em mim.’ Vai em paz gal, beijo e muito obrigado por tudo.” Assista

Djavan – músico

“Inacreditável pensar na vida sem Gal… 🖤”

Liniker – artista

Que bom que deu tempo de te contar do meu amor… Vai na paz, Gal.”

Luísa Sonza – cantora e compositora

“Sem acreditar.”

Lula – presidente eleito

“Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros”.

Lulu Santos – músico

“Sua voz, nossa vida. Obrigado Gal.”

Maria Bethânia – cantora

“Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral hoje inteiro chora, como eu. Uma amiga que mesmo longe sempre lhe mantive admiração e respeito. Deus a receba na sua mais pura luz. Muito duro.” Assista

Marina Sena – cantora e compositora

“vocês sabem o que ela significa pra mim. Eu sempre achei que a gente tinha uma conexão de outras vidas, e mesmo sabendo que é coisa de fã, eu acreditava nisso sem medo, eu só queria estar conectada a ela de alguma forma, porque ela me conectou comigo mesma. Nascer no mesmo dia que ela alimentava minha fantasia. Eu só queria ser como ela, agir como ela, olhar como ela, tocar como ela toca. Eu via ali a arte em sua forma mais pura. Tive uma aula de Brasil, de modernidade, de entrega, de amor puro pela música, pela voz. Hoje a maior cantora do mundo foi cantar no céu, ela que fez nossa música chegar em lugares inimagináveis, sempre corajosa, moderna e completamente brasileira. Tivemos a oportunidade de poder chamá-la de nossa! Que oportunidade, que honra! Obrigada Deus pela existência dessa mulher. Obrigada Gal Costa por ser tudo isso, do tamanho do universo, você sempre será minha maior musa inspiradora ❤️ Pra sempre Gal! Te amo de verdade!”

Marisa Monte – cantora e compositora

“Que vazio, que silêncio na música brasileira 💔 Sua voz é eterna dentro de todos nós. Obrigada por ensinar tanto! Gal, luz infinita.”

Milton Nascimento – músico

“Eu te amo e vou te amar pra sempre, @galcosta. As saudades serão eternas.”

Paula Braun – atriz

“Gal será pra sempre a alegria de um grito de seu nome. Obrigada, Gal. Imensa. Luz.”

Rita Lee – Cantora e compositora

“O nome dela é Gal, a garota da voz de veludo…as forças de luz estão com você…”

Samuel Rosa – cantor, compositor e músico

Eu estou aqui como todo o Brasil está. Pesaroso com a partida da nossa querida Gal Costa, uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Uma das maiores cantoras. Gal é tesouro nacional. Brasil fica mais pobre com a partida dela. Uma voz incrível, uma voz puramente intuitiva, sem nenhum tipo de impostação, Gal cantava naturalmente e tinha um timbre diferente de tudo aquilo que tinha vindo antes dela. Então junto com sua grande atuação como artista, sua inquietação, seu espírito revolucionário, Gal ajudou a formatar o que hoje a gente chama de Música Popular Brasileira. Curiosamente, eu me aproximei um pouco mais dela nos últimos anos. Eu me lembro quando Nando Reis fez uma turnê com Gil e Gal e ele me contou assim que ele começou os primeiros ensaios que a Gal só queria saber de cantar ‘Dois Rios’ [canção do Skank], que ela adorava, ficou lindo. A gente começou a criar uma certa proximidade.  Tínhamos planos de fazer alguma coisa juntos, não deu tempo, acho que um dia a gente se encontra, mas profundamente triste com a partida de Gal. Sua história, seu legado, ficam aí, mas a pessoa incrivel que ela era, genorosa, ultrassensivel vai faer muita falta para a classe artista pro brasil pra mpb só tenho a dizer obrigado Gal Costa.” Assista

Sarah Oliveira – apresentadora

“Primeira vez que não consigo nem fazer homenagem nem responder jornalista, por enquanto. Eu tô triste demais. Depois volto aqui. Te amo pra sempre, Gal.”

 Silva – músico

“gal é como uma coluna em minha vida. se eu pudesse escolher uma voz como a maior, ou uma voz para ser minha, seria a de gal. eu sou tocado na alma de um jeito muito específico todo vez que a escuto cantar, e eu canto muitas vezes pensando nela. é alegre e triste, doce e salgado, vermelho e amarelo, tudo ao mesmo tempo. gal, que honra ter vivido em seus dias, e gravado com você, e dividido palco com você. eu seguirei te amando por toda vida.” Assista

Tim Bernardes – músico

“inacreditável 🙁 estava justamente com o rubel essa manhã quando ficamos sabendo dessa notícia tão triste. é muito chocante porque, um pouco mais de um mês atrás, estávamos nós dois e gal no palco do coala cantando juntos. ela estava radiante, emocionante, rocknroll, uma coisa impressionante. uma notícia assim deixa a gente incrédulo… muito antes de sonhar em conhecer minha ídala, foram os primeiros discos dela, o jeito de cantar, a energia atômica (que estava ali bombando desses primeiros discos até esse último show), a musicalidade e voz dela que chacoalharam completamente minha cabeça adolescente. mesmo sem conhecer ela, ela já era uma das professoras mais importantes da minha vida. ouvindo a gal eu aprendi coisas que um milhão de aulas não teriam como me ensinar. a naturalidade de quem vai do mais delicado e cristalino até o roquenrou mais explosivo. isso pra mim já basta pra ser eternamente grato à essa artista rara e inacreditável. poder ter conhecido ela, ela gravar “realmente lindo”, cantar “baby”(!!) com ela e finalmente tocar juntos ao vivo é ainda uma coisa que extrapola já toda essa gratidão infinita que eu tenho por ela. no fim do show ela veio falar empolgada que tinha adorado e que a gente devia gravar alguma coisa comigo tocando guitarra. a empolgação dela, aos 77, com tocar e cantar foi mais uma aula recente que eu tive ali, uma força vital muito impressionante. quem assistiu aquele show via claramente o prazer de fazer música que ela transparecia, eu sinceramente me sentia numa jam rockeira como não me sentia há muitos anos. a gal é MUITO foda. no meio da pandemia a gente foi no programa do Bial pra falar do disco com as parcerias, ali ela falou um lance que ficou marcado na minha cabeça e que logo voltou quando soube dessa tristeza hoje: ‘eu acho a vida um milagre’, porra, que milagre lindo que foi e é a vida da gal❤️te amo, gal, obrigado demais❤️.”

Toquinho – músico

“Gal, Gal, Gal….. Que perda. Muita tristeza. Grande voz. Inigualável. Conheci Gal quando era a Gracinha. Filha de Mariá e grande amiga. Fica em paz minha querida Gal. #galcosta

Zé Ibarra – músico

“É com muita tristeza mas com uma emoção profunda que penso em você e tudo o que você fez por nós. Maior inspiração dentre as maiores. A voz límpida, o cinema das melodias perfeitas, a atitude revolucionária, a beleza venenosa. Você era tudo isso e deixou tudo isso e mais um pouco para nós. Nesse vídeo ai foi a única vez que pude cantar com você, Baby, esse hino, para uma plateia de milhares de pessoas. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Assim como quando aos 6 anos de idade descobri a sua música numa viagem à Bahia. Você, Caymmi, Caetano, Gil, uma coisa só que cresceu em mim e me fundou como músico e como um sonhador. Fico feliz em ter a certeza que enquanto eu cantar, sua voz nunca sairá da minha. Viva Gal Costa!!!”

Zélia Duncan – cantora e compositora

“Ah, Brasil…que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim.”

Zezé Motta – atriz e cantora

“Ao longo de uma vida podemos achar que cada perda que passamos vamos ficando mais fortes, mas existem certas perdas que são muito duras de serem aceitas. É quase uma surra no coração, na alma. Gal minha amada, você estará sempre viva, aqui, no coração do Brasil. Descanse em paz. #ripgalcosta”

Mais de Cultura