Lecuk Ishida – Foto: Ivan Shupikov
O diretor Lecuk Ishida promove a estreia do documentário “O SKT Me Levou”. No dia 12 de novembro, acontecem três sessões gratuitas e abertas ao público na Matilha Cultural.
A pré-estreia do documentário aconteceu no final de outubro na 46ª Mostra Internacional de Cinema onde Lecuk participou na categoria Novos Diretores. Lecuk, que também é skatista, é um dos poucos diretores asiáticos no País. O cineasta levanta a bandeira dessa representatividade amarela porque, segundo ele, “dizem que ser artista no Brasil não é coisa de japa!”.
O documentário narra duas histórias entrelaçadas que correm como rios paralelos: a de memórias de skatistas brasileiros, que relatam aprendizados e vivências, atravessando várias décadas como Jun Matsui – que já desenhou a pele da cantora Rihanna, Yndiara Asp – atleta olímpica, que é considerada uma das 15 melhores skatistas femininas do mundo na modalidade Park; DJ Zegon – que se tornou conhecido nos anos 1990 quando integrava a banda Planet Hemp e que hoje produz grandes nomes da cena musical no Brasil e exterior ; e a de Rogério Mancha, primeiro técnico da seleção olímpica de street skate do Brasil, com sua trajetória de altos e baixos e muita superação – um garoto tímido e disléxico que sofreu bullying e encontrou seu lugar no mundo do skate e conquistou muitos campeonatos e batalhas – pelo direito de existir, de pertencer, ascensão, queda, quase morte, resiliência e redirecionamento; todos os movimentos que cabem em uma vida estão nessas duas histórias.
Lecuk acredita que a relação entre o ser humano e seus gadgets, aqui representado pelo skate, transforma o próprio homem. Para o diretor, “inconscientemente, o skatista codifica o seu entorno de modo diferente, criando um novo olhar e uma nova maneira de pensar e agir porque ele está acostumado a ver a cidade de lado e numa outra velocidade. É impossível ele não ver as desigualdades sociais pelas ruas. E tudo isso cria uma identidade autêntica que o leva a muitos lugares na vida”.
Skatista, cineasta e empreendedor, Lecuk é considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento do esporte no Brasil. Como diretor, comandou durante dez anos diversos projetos na MTV; e por mais uma década esteve à frente de diferentes programas em canais do Grupo Globo, em especial, “Tempos de Escola” (Futura) – com Serginho Groisman, “Globo Ecologia” (TV Globo) e “Admirável Móvel Novo” (GNT); além de reality shows como “A Fazenda” (TV Record) e “Hell”s Kitchen” (SBT). Lecuk também produziu importantes projetos musicais com artistas de peso como Charlie Brown Jr., Ivete Sangalo, Marina Lima e Sepultura.
Ainda no mês de novembro, o documentário entrará em importantes plataformas de streaming como Apple TV, Net Claro, Vivo e YouTube Originals.
O documentário é uma produção da Bobó Filmes, de Juliana Schwanz, com roteiro de Tetê Cartaxo. A obra contou ainda com colaboração da produtora associada da Onze Marketing e Comunicação e patrocínio do banco BV, que desde 2018 é um dos principais investidores e incentivadores do skate brasileiro.