Cultura

“Lugar de Passagem” é a nova mostra de Hilal Sami Hilal

Share

Foto: Divulgação

Após completar 70 anos de vida, no mês de  julho, o artista Hilal Sami Hilal inaugura a exposição “Lugar de Passagem”, no próximo dia 5 de novembro, na Galeria Marília Razuk. A mostra compreende obras inéditas, realizadas a partir de 2020, com materiais e dimensões variadas (com papel, cobre, plástico, glicerina, nas escalas da mão e da arquitetura). Tal diversidade reflete a amplidão dos interesses e do campo de ação do artista, que, nesta produção, articula elementos da gravura, da escultura, da pintura, da instalação e da literatura. No conjunto, dois motivos predominam: molduras vazadas e espelhos cegos, peças que não entregam nem devolvem imagem ao observador. Os trabalhos, ao contrário, abrem um mistério a cada mirada, com opacidade e vazio que, de um lado, requerem atenção e, de outro, atacam a estabilidade do olhar.

A pesquisa com a corrosão do cobre através de ácidos e sais, de onde, além das formas e texturas, faz surgir tonalidades diversas, iniciou-se no principio da carreira do artista, quando se envolveu com os processos da gravura em metal. Em paralelo, sua pesquisa desdobrou-se também em concreto e papel. Sua poética apresenta o cruzamento da tradição moderna ocidental e da antiga arte islâmica, deixando muito claro nestas duas séries, a ideia de fronteira com a gravura e com os múltiplos.

Foto: Divulgação

O artista capixaba, descendente de imigrantes sírios, trabalha com a questão da tensão por meio do choque entre materiais, sem deixar de apresentar a leveza característica de seus trabalhos, resgatada do fazer minucioso e paciente, de repetições perdidas em devaneios sem a ameaça ansiosa do tempo. Na sua obra, o vazio é também construção. Vazio que vem da ausência, da perda e da falta de um lugar.

Na sala 1 da galeria serão apresentadas as séries “Monotipias”, com aproximadamente 8 obras em papel em cobre oxidado, medindo 160 cm x 140 cm cada, ora mostradas isoladas, ora mostradas em dípticos ou polípticos. Na sala 2 estará a série “Molduras”, que mostrará cerca de 3 peças em cobre, medindo 210 cm x 160 cm cada. Esta série será apresentada de forma mais lúdica. Aproveitando a liberdade da linha, explorando tanto a verticalidade quanto a horizontalidade do espaço.

Galeria Marilia Razuk –  Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi, São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024