Top

Gabriel Torggler apresenta a exposição “Sono Infinito” na Lona Galeria

Foto: Divulgação

O artista visual Gabriel Torggler apresenta, de 05 de novembro a 10 de dezembro, sua nova exposição “Sono Infinito”, na Lona Galeria, em São Paulo. A mostra reunirá cerca de 20 obras em diferentes suportes como tela, MDF, papel e metal; tendo o desenho e suas possibilidades como eixo central.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição estabelece um diálogo da arte com a psicanálise na experiência de um despertar de sentido que passa pela dimensão onírica. Com o título de “Sono infinito”, Torggler vasculha elementos diversos de sua cartografia inconsciente ampliando as possibilidades de seu trabalho com novas operações.

Os trabalhos selecionados expressam nos temas abordados a mesma diversidade utilizada nas formas: de personagens ao figurativo, das formas abstratas às geométricas, de objetos do cotidiano a estruturas industriais, dos símbolos ao grafismo. Os materiais utilizados pelo artista também afluem para a diversidade, do nanquim à tinta automotiva, da tinta acrílica à gravação em metal. Torggler reúne nos trabalhos relações de dualidades estéticas, como o gráfico e o pictórico, conectados pelas possibilidades dos materiais e suportes empregados.

O uso de imagens que transitam entre o abstrato e figurativo, outra característica marcante nos trabalhos de Torggler, mantêm-se presentes nas obras da nova exposição. Tão variadas quanto os formatos são as ideias por trás das obras. “O título da exposição estabelece uma operação sobre o campo do sentido que encontra eco na obra seminal de Freud: ‘A Interpretação dos Sonhos’, obra que inaugura a descoberta da psicanálise e traz a função do sonho como um ‘guardião do sono’. Gabriel estabelece uma espécie de escrita por imagens lisérgicas e delirantes que nos fazem recordar da afirmação freudiana que sonhamos também para acordar, para despertar”, afirma Bianca Dias, crítica de arte, pesquisadora e psicanalista.

Lona Galeria – Rua Brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda, SP.

Informações: https://www.lonagaleria.com/.

Mais de Cultura