Top

Texto de Mia Couto ganha montagem para teatro em São Paulo

Peça de Mia Couto

Conto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa ganha monólogo no teatro interpretado por Expedito Araujo – Foto: Divulgação

O conto “Chovem Amores na Rua do Matador”, escrito por Mia Couto e José Eduardo Agualusa, ganha montagem para o teatro em São Paulo. É a primeira vez que a adaptação feita pelo próprio Couto será apresentada no Brasil. O monólogo, feito pelo ator Expedito Araujo, brasileiro residente em Moçambique, será apresentado de 2 a 5 de novembro no Teatro Sérgio Cardoso. A entrada é franca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A história integra o livro “O Terrorista Elegante e Outras Histórias”, escrito a quatro mãos pelos notáveis escritores de dois países de língua portuguesa, José Eduardo Agualusa (Angola) e Mia Couto (Moçambique).

A peça é uma adaptação do conto para os palcos criada pelo próprio Mia Couto. O enredo retrata a história de Baltazar Fortuna, que, após longos anos de uma vida penosa e amargurada, volta a Xigovia com planos de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado pela crença de que elas são a fonte de todos os azares que lhe perseguem.

Os autores refletem, neste conto, sobre o conflito entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominante, e um novo país, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se reveem menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem.

O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres – Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha – leva, inevitavelmente, à morte de um desequilíbrio social onde o lugar que cabe às mulheres e aos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente.

Os ingressos estão disponíveis para retirada gratuita neste site.

Mais de Cultura