Cultura

Elisa Stecca lança livro e exposição “Improvável” em Belo Horizonte

Share

Elisa Stecca – Foto: Fabio Correa

Da pedra ao ouro, da borracha à prata, do colar à aquarela, da gravura à instalação, da escultura ao livro de caixinha. Assim, artista multifacetada, tirando inspiração de suportes variados, nada tradicionais, Elisa Stecca lança o livro e a exposição “Improvável”, no dia 22 de outubro, na Galeria Lemos de Sá, em Belo Horizonte, onde fica em cartaz até 26 de novembro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra traz 25 obras da artista paulistana e foca na sua produção mais recente, entre 2016 e 2022. Trata-se de uma compilação de várias séries retratadas no livro e funciona como uma imersão no processo intenso da artista, que trabalha com criações em fluxo e ideias que se desdobram em diversos suportes.

Uma das séries que será apresentada na capital mineira é “Improvável Mar” (2022), que traz impressões e experiências sensoriais da artista com praias, o mar e a natureza. O resultado são obras modeladas em cerâmica esmaltada, com forma orgânicas, que remetem a rochedos, conchas e à vida marinha.

Na esfera política, duas séries que refletem a luta antirracista e a denúncia do garimpo ilegal e a violência contra os povos originários no Brasil: “Salar, Black is Beautiful” (2020), séries usando vidro e nanquim, inspirada no movimento Black Lives Matter e “Garimpo” (2021), obras com o ouro retratado em latão e recursos orgânicos como a cerâmica, o vidro e penas de pato tingidas.

Série “Garimpos” critica o garimpo ilegal e a violência contra a população indígena no Brasil – Foto: Divulgação

“Por ter uma exploração extremamente danosa a questões sociais e humanas e também ao meio ambiente, o ouro é minha última escolha, principalmente em função do mercúrio jogado diretamente nos rios”, destaca a artista.

Improvável, seu terceiro livro, traz cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira de Elisa, com destaque para a produção realizada nos últimos cinco anos. Dentre elas, a exposição “Silencio”, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que atingiu recorde de visitação, e “O Peso dos Sonhos” (2020), performance em que a própria artista aparece ancorada sob o peso das pedras.

“Gosto de pensar na realidade objetiva e na realidade subjetiva, do ponto de vista pessoal, na possibilidade de transformar nossas pedras em ouro. Quando uso a expressão ‘nossas pedras’, falo das nossas mazelas, dificuldades, sombras que, por meio de muita disciplina, quando expostas à luz, revelam o nosso ouro, o nosso melhor, o nosso precioso”, destaca.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024