Top

Marisa Orth retorna com “Bárbara”, primeiro espetáculo solo de sua carreira

Marisa Orth no palco de “Bárbara”, seu espetáculo solo – Foto: Marcos Mesquita

“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, de autoria do sempre genial Ruy Castro, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, a celebradíssima autobiografia em que a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

E como há pessoas cujas vidas imploram também para ser representadas e ganhar novos contornos, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro finalmente ganham os palcos em “Bárbara”, um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. O retorno será no palco do Teatro Renaissance, em São Paulo, no dia 04 de novembro, com sessões às sextas (às 21h), sábados (às 19h) e domingos (às 17h), em curta temporada somente até 11 de dezembro. Os ingressos estão disponíveis neste site.

Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Orth.

Peça é inspirada em livro autobiográfico da jornalista Barbara Gancia sobre alcoolismo – Foto: Marcos Mesquita

O diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventa outras histórias, para dar forma à essa “nova Barbara ficcional”. A personagem ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante.

Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, Marisa Orth volta às suas origens com o espetáculo. “‘Bárbara’ é um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de ‘contação’ de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história”, reflete.

Mais de Cultura