Top

Grátis: Orquestra de Câmara da ECA/USP celebra Léa Freire

Léa Freire, flautista e pianista – Foto: Caroline Bittencourt

Para abrilhantar ainda mais a temporada 2022 de concertos da Orquestra de Câmara da ECA/USP, nos dias 14 e 16 de outubro, o grupo convida a instrumentista Léa Freire para duas apresentações marcantes na cidade, uma homenagem ao trabalho da pianista, flautista, compositora e arranjadora reconhecida por promover com sua genialidade musical um encontro virtuoso entre o erudito e o popular.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sob a regência do maestro Gil Jardim e do regente adjunto André Bachur, e com as participações especiais do pianista Felipe Senna e da cantora Tatiana Parra, os concertos de outubro prometem apresentações coloridas por uma sonoridade única, muito brasileira mas também universal.

O maestro e diretor da Ocam, Jardim, reforça a versatilidade de Léa ao falar de sua contribuição para a música brasileira. “Léa é uma das principais compositoras de música instrumental brasileira. Multi instrumentista e compositora de um refinamento ímpar, ela é dona de uma linguagem muito própria, que mostra um Brasil rico e diverso em sua obra sem deixar de lado conexões com todos os cantos do planeta.”

O programa apresenta toda a irreverência do repertório de Léa, abrindo com “A coisa ficou russa” e depois com “Ares de Bolero”, “Bis a Bis” e “Caminho das Pedras”, passando por “Choro na Chuva”, “Isabella”, “Lana”, “Mamulengo”, “Maré”, “Nove Luas”. O programa termina com o entusiasmo de “Vento em Madeira”.

Orquestra de Câmara da ECA/USP – Foto: Bia Borges

Para Léa, instrumentista homenageada, “é um prazer imenso trocar com novos músicos, estar no palco com eles e experienciar toda a magia que a música nos proporciona é incrível. Essas apresentações de outubro serão empolgantes também para o público, tenho certeza disso”.

A apresentação de sexta-feira (14.10), às 20h, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, dentro da Cidade Universitária, no Butantã, tem entrada solidária, com a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão doados para comunidades vulneráveis da região.

Já o concerto do domingo (16.10), às 11h, faz parte da programação matinal da Sala São Paulo, projeto de apresentações gratuitas abertas ao público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) com orquestras parceiras. Limitação de dois ingressos por pessoa.

Anfiteatro Camargo Guarnieri 

Data: 14.10 (sexta-feira), 20h.

Endereço: Universidade de São Paulo – R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo.

Preço: Gratuito/ Entrada solidária – 1kg de alimento não perecível.

Sala São Paulo – Projeto Concertos Matinais 

Data: 16.10 (domingo), 11h.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, SP.

Preço: Gratuito – Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h do dia 10/10, pelo link ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo. Quantidade de ingressos limitada a dois por pessoa.

Mais de Cultura