Top

Quem é Annie Ernaux, francesa que levou o Nobel de Literatura

Annie Ernaux

Annie Ernaux recebe o Prêmio Nobel de Literatura em Paris – Foto: Marc Piasecki/Getty Images

A escritora Annie Ernaux recebeu na última quinta-feira (06.10) o Prêmio Nobel de Literatura, se tornando a primeira francesa a ganhar a honraria e a 17ª mulher a ser premiada em 121 anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com mais de 20 livros publicados, a escritora de 82 anos é conhecida por romances autobiográficos e livros de memórias. Entre os principais temas tratados, estão as experiências de classe e gênero.

No conjunto de sua obra, a escritora mistura acontecimentos históricos com experiências pessoais e já abordou temas como a ascensão social de seus pais, o próprio casamento, a sexualidade e relações amorosas, um aborto, a doença de Alzheimer da própria mãe e a morte da mãe.

Algumas obras de destaque são “O Lugar”, publicado na França em 1983, que alçou a autora à fama com um retrato sobre seu pai, e “Os Anos” (2008), que traça seis décadas de acontecimentos históricos, como a Guerra da Argélia, a revolução dos costumes, o nascimento da sociedade de consumo, as principais eleições presidenciais francesas, a virada do milênio, o 11 de setembro e as inovações tecnológicas.

Ela recebeu o prêmio pela “coragem e acuidade clínica com que revela as raízes, estranhamentos e inibições coletivas da memória pessoal”, segundo afirmou a Academia.

Mais de Cultura