Top

Alceu Valença é o ganhador do Prêmio do Compositor Brasileiro 2022

Nascido em São Bento do Una, em Pernambuco, Alceu Valença tem mais de 300 canções em décadas de carreira – Foto: Leo Aversa

A União Brasileira dos Compositores (UBC) realizará a sexta edição do Prêmio UBC, em uma cerimônia repleta de surpresas em homenagem a Alceu Valença. Autor de mais de 300 canções registradas, o artista receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro, no dia 8 de novembro, em cerimônia na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Recebo com muita alegria a homenagem da União Brasileira dos Compositores. É um prêmio que estendo aos cantadores, aboiadores, versejadores e violeiros do Brasil profundo, que constituem a matéria prima da minha música. O que faço muitas vezes é ligar essas referências na tomada, aquilo que Luiz Gonzaga definiu como uma banda de pífanos elétrica. Primeiro sou são bentense, depois pernambucano, brasileiro e cidadão do mundo. É este o reconhecimento que a UBC confere a mim e todo o manancial de identidade que minha obra traduz”, afirma o artista.

A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna e Djavan receberam a honraria.

“Alceu é autor visionário, revolucionário nato, doce. Sua música tem a luminosidade de muitos Brasis , é itinerante na sua genialidade aparentemente simples mas generosa. Não à toa, continua cativando novas gerações e públicos. Estamos honrados de contar com Alceu no Prêmio UBC , em sua sexta edição“, afirma Marcelo Castello Branco, à frente da UBC.

Autor de 311 canções registradas na UBC, Alceu Valença fez de seu cancioneiro uma verdadeira enciclopédia de sonoridades, expressões artísticas e estéticas da música nordestina, especialmente a pernambucana. Sua obra não apenas reúne, mas apresentou a boa parte do Brasil, elementos do frevo, maracatu, baião, cocos e repentes. Aliando tradição e modernidade, ele construiu uma obra ao mesmo tempo simples e sofisticada, levando para o mundo a diversidade da cultura brasileira.

Mais de Cultura