Top

Exposição e leilão apresentam obras raras de Alfredo Volpi

Foto: Divulgação

Alfredo Volpi (Lucca, Itália 1896 – São Paulo, 1988) foi um dos mais importantes nomes da segunda geração do modernismo brasileiro, mas foi a partir da década de 1950 que sua arte passou a ter uma linha abstracionista geométrica, exibidas em suas telas por meio das famosas fachadas, ampulhetas e, claro, as bandeirinhas. Trabalhos esses que poderão ser vistos em exposição de 10 a 17 de outubro, no escritório de arte James Lisboa em São Paulo e, na sequência, leiloados online pelo Canal Arte1, no dia 17 de outubro, às 21h, e, nos dias 18 e 19 de outubro, às 20h, o leilão vai ocorrer no site https://www.leilaodearte.com/. É preciso se cadastrar antes de acessar o leilão.

Alfredo Volpi – Foto: Romulo Fialdini

Em 1953, Volpi foi laureado com o Prêmio de Melhor Pintor Brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo, consagrando-se, assim, como um grande artista. Esse foi apenas o primeiro de muitos que estavam por vir como o Prêmio Guggenheim em 1958, além de muitas importantes exibições das quais participou como em Nova York, em 1959, e, no mesmo ano, da 5ª Mostra Internacional em Tóquio. Vale citar ainda que, por quatro vezes, suas obras estiveram na Bienal de Veneza de 1952, 1954, 1962 e 1964. 

E mesmo com tanto reconhecimento, nunca mudou sua essência, segundo conta James Lisboa, que pôde conhecer o artista: “Conheci o Alfredo Volpi na década de 1970, presenciei nesta época a criação de algumas gravuras  com a equipe da Lithos, uma empresa do Rio de Janeiro que ficou responsável pela impressão das gravuras do artista. Minha lembrança dele é de uma pessoa simples, extremamente generosa, altruísta, tanto que com essas gravuras chegou a presentear amigos, instituições e dar para leilões beneficentes”, conta Lisboa.

Foto: Divulgação

Provenientes de seu espólio, as obras estão chanceladas por um carimbo e marca d’água (Espólio Alfredo Volpi) que assegura sua origem. São 364 obras que, para o leilão, serão divididas em 85 gravuras unitárias e 279 lotes com dez gravuras cada. É a primeira vez que acontece um leilão deste porte no Brasil com tantas obras do artista. E isso só é possível agora, depois de anos guardadas após seu falecimento em 1988, devido à liberação judicial. 

Alfredo Volpi – Foto: Romulo Fialdini

Para o leiloeiro Lisboa, um grande momento: “30 anos depois voltar a ter contato com essas obras é memorável e, além disso, uma oportunidade única para os colecionadores terem em sua coleção gravuras do artista da maior qualidade”, finaliza.

Escritório de Arte James Lisboa – Rua Melo Alves, 397,  Cerqueira César, São Paulo.

Leilão
17 de outubro às 21h – Canal Arte 1
18 de outubro às 20h – leilão no site https://www.leilaodearte.com/
19 de outubro às 20h – leilão no site https://www.leilaodearte.com/

Mais de Cultura