Top

De ajudante de pedreiro a ator da Globo, Igor Fernandez afirma: “A meritocracia não existe”

Igor Fernandez

Igor Fernandez também já trabalhou como artista de circo – Foto: Priscila Nicheli, com styling de Samantha Szczerb

Em Cataguases, município do interior de Minas Gerais a 5 horas de Belo Horizonte, nasceu um menino apaixonado por arte. Ao ponto de dedicar sua vida a isso, custe o que custar. Igor Fernandez, de 26 anos, o Lucas de “Cara e Coragem”, já foi ajudante de pedreiro e artista de circo antes de contracenar com Taís Araújo na principal emissora do país.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A paixão pela arte veio cedo, corre no sangue da família. Como é o caso de muitas  mulheres brasileiras – 90% do artesenato no País é feito por mulheres, segundo dados do IBGE – , sua mãe trabalhava com artes manuais e o levou para um curso de costura e patchwork, já que não tinha com quem deixá-lo.

“Com uns seis para sete anos, perambulando por aquele espaço do curso, descobri sem querer a turma de teatro, e de lá nunca mais saí”, conta o mineiro. Na verdade, ele precisou trabalhar em outras áreas  para seguir atuando. “Foi necessário. Jamais vou achar que isso tenha sido ruim, até porque isso me construiu muito como profissional. Com 11 para 12 anos, meu pai chegou para mim e falou: ‘Você quer fazer teatro? A gente não tem dinheiro para isso. Você precisa trabalhar’”, relembra.

Igor Fernandez

Igor Fernandez – Foto: Priscila Nicheli, com styling de Samantha Szczerb

“Nunca fui obrigado, sempre gosto de lembrar isso, sempre foi uma possibilidade. É a realidade de muita gente. Eu poderia não ter trabalhado, mas ficaria sem os meus cursos, o que não era viável para mim. Tive o privilégio de ter um pai com uma profissão que podia me ajudar.”

Foi assim que, aos 12 anos, comecou a trabalhar em construção. “Com 16 anos eu não aguentava mais trabalhar como ajudante de pedreiro, e foi aí que entrei para o circo. Se eu precisar um dia voltar a trabalhar como ajudante de pedreiro para construir uma coisa além, eu vou com certeza.”

Acostumado a colocar construções de pé, decidi virar o jogo e perguntar: “Como essa experiência te construiu?”. “O que fica mais fica para mim é a questão de que a gente precisa batalhar, cada um tem um caminho. A meritocracia não existe, cada um tem seu ponto de partida. Não tem muito o que se fazer a não ser reconhecer seu lugar e batalhar a partir dali, não se iludir com outros caminhos que estão próximos a você”, afirma.

Igor Fernandez

Igor Fernandez trabalhou como artista de circo no Grupo Toca – Foto: Divulgação

O circo também fez parte dessa jornada, ao possibilitar que ele ganhasse a vida com arte. “Descobri um grupo que era de circo teatro itinerante na minha cidade, e que fazia o que eu queria, ganhavam dinheiro, recebiam por apresentação, e aí foi a primeira vez que eu larguei a profissão de pedreiro.”

Ao chegar no Rio de Janeiro, depois de quatro anos rodando Minas Gerais com apresentações circenses, foi sua experiência no circo que o ajudou a conseguir o papel na Rede Globo, já que Lucas, seu personagem, é um dançarino. “Recebi a informação de que seria um bailarino de dança vertical. Eu nunca tinha ouvido falar de outro tipo sem ser tecido acrobático, então comprei um tecido pela internet para treinar em casa. Chegando lá, era uma coisa completamente diferente (risos), com cabos. Mas a vivência no circo fez toda a diferença”, afirma.

Ele rodou Minas Gerais por quatro anos com a companhia de circo – Foto: Divulgação

Além do medo de altura que precisou enfrentar, o receio de contracenar com grandes nomes da televisão brasileira estava ali. “Na primeira leitura com Taís eu suei frio. O que eu tenho de idade ela tem de carreira só dentro da Globo, mas ela é extremamente generosa e apaixonada pelo trabalho. Um dia eu peguei ela suspirando e falando: ‘Como é boa a nossa profissão, né?’”, compartilha.

Na trama, o personagem dele é apaixonado por Anita, interpretada por Taís Araújo. Eles não estão mais juntos, mas ele adianta: “O Lucas vai terminar com Jéssica, acho que o pessoal não vai gostar de saber, porque ela vai se envolver em coisas piores. Até onde eu sei ele não vai desistir dela, mas ele volta a trocar ideia com Anita.”

Dentro e fora das telas, a paixão é um tema presente em sua vida. “O Lucas é um jovem apaixonado por tudo que ele encontra na vida. E isso é muito meu. Tem uma frase que eu carrego para a vida: a gente se apaixona pelo menos uma vez por dia, seja por uma pessoa, uma música, um pôr do sol. A gente só tem que se atentar a essa paixão”, completa.

Mais de Cultura