Top

Festival do Rio exibe documentários sobre Elis Regina, Tom Jobim e Belchior

Festival do Rio

Cena do documentário “Elis & Tom”, que vai passar no Festival do Rio – Foto: Divulgação/Festival do Rio

Quem é fã de MPB não pode perder a edição de 2022 do Festival do Rio, que vai de 6 a 16 de outubro. A mostra de cinema, uma das maiores do país, vai apresentar documentários de grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Tom Jobim e Belchior. Ao todo, serão mais de 200 filmes. Entre os nove documentários musicais, são sete títulos brasileiros e dois internacionais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Em 2022, voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil”, destaca Ilda Santiago, diretora-executiva de programação do Festival do Rio.

Entre os documentários exibidos, “Elis & Tom – Só tinha de ser com você”, dirigido por Roberto de Oliveira, mostra os bastidores do encontro entre Elis Regina e Tom Jobim, que gerou o álbum “Elis & Tom”, considerado um dos mais importantes discos da música brasileira.

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, é um autorretrato do cantor, compositor e poeta cearense, realizado com imagens de arquivo dele, que reflete sobre si mesmo em shows e entrevistas.

Estão ainda na programação de documentários musicais nacionais os seguintes títulos:

  • “Andança – Os Encontros e As Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz
  • “De Você Fiz Meu Samba”, de Isabel Nascimento Silva
  • “Elton Medeiros: O Sol Nascerá”, de Pedro Murad;
  • “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes,
  • “Miúcha, A Voz da Bossa Nova”, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti

Os estrangeiros ficam por conta do português “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, e o norte-americano “Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song”, de Daniel Geller e Dayna Goldfine.

A mostra de cinema, que acontece desde 1999, voltou a acontecer de forma presencial em 2021. Saiba qual é a programação completa aqui.

Mais de Cultura