Top

OMA Galeria apresenta mostra de Alice Ricci

Obra de Alice Ricci – Foto: Filipe Berndt

Paisagens abstratas que misturam referências do mundo real e de espaços virtuais são o tema de “Na Superfície Silenciosa das Formas”, nova exposição de Alice Ricci que fica em cartaz na OMA Galeria entre os dias 7 e 29 de outubro. Com curadoria do duo RodriguezRemor, a mostra é uma colaboração com a Galeria Periscópio (MG) e apresenta 20 pinturas inéditas da artista em acrílica e nanquim.

Nas telas em exposição, Alice sobrepõe formas, linhas e planos, retirados de locais pelos quais passou em caminhadas pela cidade de São Paulo e residências artísticas no exterior. Há também referências retiradas do mundo virtual, como imagens de satélite e mapas de aplicativos de navegação. Através do encontro entre campos de cor, a artista embaralha geografias e representa locais possíveis, mas que não existem na realidade.

Obra de Alice Ricci – Foto: Filipe Berndt

Os tons pastel e os gradientes de cinza usados nas pinturas reproduzem os efeitos da luz natural sobre as cores de fachadas e edifícios da paisagem urbana, em diferentes horários do dia. “Eu vejo esperança nessas cores, que se tornam vazias pelo apagamento. É preciso também esvaziar pra poder ver e ter esperança, neutralizar pra poder refletir”, diz a artista.

Obra de Alice Ricci – Foto: Filipe Berndt

As inscrições gráficas em nanquim e tinta, recorrentes na produção de Alice, aparecem de forma sutil nesta exposição: quadrados, triângulos e outras formas sugerem elementos como portas, navios e árvores. Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, a obra de Alice Ricci convida a uma pausa para a contemplação.

Oma GaleriaRua Pamplona, 1.197, casa 4, Jardins, São Paulo.

Mais de Cultura