Top

Mostra sobre Paulo Leminski ganha edição de dez anos em Porto Alegre

Paulo Leminski

Paulo Leminski – Foto: João Urban

A mostra “Múltiplo Leminski”, que desde 2012 busca traduzir vida e obra do escritor Paulo Leminski, ganha edição de dez anos a partir de 15 de outubro em Porto Alegre, no Centro Cultural da UFRGS. Em novembro, chega a Roma, no Instituto Guimarães Rosa. A exposição já passou por 12 cidades brasileiras e pela Casa da América Latina, de Lisboa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A multiplicidade é contemplada e pode ser contemplada por quem o conheceu bem, por quem o conheceu um pouco, por quem o acha que conheceu, por aqueles que não tiveram essa oportunidade e agora têm”, avalia Alice Ruiz, poeta e compositora.

Leminski

Mostra “Múltiplo Leminski” na Casa da América Latina, em Lisboa – Foto: Divulgação

Companheira de Leminski, ela divide com as filhas do casal, Aurea e Estrela, a curadoria da exposição. A seleção dos materiais originais e a proposta expositiva da mostra têm sido revisadas e modificadas a cada montagem, adaptando-se às características do espaço.

Para o músico Arnaldo Antunes, “a exposição revela pontes subterrâneas entre a pessoa íntima e a figura pública de um artista que tentava fazer de vida e obra uma coisa só”. “As amizades e os estudos, as canções e as parcerias, os grafittis e o judô, as traduções e os ensaios, o zen e a Grécia antiga, a cultura e a contracultura, os cadernos de rascunho, as fotos, os vídeos: está tudo lá. É uma iniciação atraente para quem ainda não teve contato com o trabalho desse incrível poeta do nosso e de todos os tempos”, comenta.

Mais de Cultura