Top

Musical “Dominguinhos: isso aqui tá bom demais” estreia em SP

Foto: Priscila Prade

Por Leo Oliwer

Quando José Domingos de Moraes nasceu, o ano era 1941 e o mundo à sua volta era composto por duas polaridades: a primeira era a dura realidade acerca de sua existência; e a outra era um imenso mar de oportunidades que parecia muito distante, mas que, com auxílio do fator talento, se tornaria cada vez mais palpável.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O garoto que ao lado de seus irmãos impressionou o mestre do baião Luiz Gonzaga, ao dar um verdadeiro show tocando acordeon, tem uma das mais brilhantes biografias do nosso país, falar sobre Dominguinhos é falar também de um capítulo de nossa história. Neném do Acordeon, ou melhor, Dominguinhos, é um artista ímpar que elevou sua relevância regional a um nível jamais imaginável.

Sua trajetória cheia de dinamismo e importantes peculiaridades poderia facilmente se tornar um belo conto de fadas do sertão, poderia também ser um impactante roteiro de um filme recorde de bilheterias, mas nada expressa melhor toda sua magnitude do que a arte de fazer melodia e poesia, o seu amor pela música faz com que o canto e a riqueza de instrumentos, sejam sempre a melhor maneira de celebrar essa história.

Foto: Priscila Prade

E foi exatamente isso que um time poderoso resolveu fazer, dirigido por Gabriel Fontes Paiva e Myriam Taubkin, com dramartugia da jornalista Silvia Gomez, o musical “Dominguinhos: isso aqui tá bom demais” é um verdadeiro bálsamo que em forma de espetáculo nos entrega toda a genialidade de um dos grandes pilares da nossa Música Popular Brasileira.

Paiva falou com o RG sobre as inspirações: “Nossa pesquisa de referências tem sido o que inspirou Dominguinhos. O estado de Pernambuco, a cidade de Garanhuns, os ritmos e danças como forró, Baião, xaxado, mas também a música pop dos anos 1970 e 1980 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Fomos atrás da raiz, mas também da antena que ele foi”, diz. “Um músico pop que conseguiu passar por todos os gêneros musicais e realizou parcerias com dezenas de músicos de linguagens diferentes, um artista que sempre falou para sua época”, acrescenta.

O musical conta com outros nomes de peso, como o músico Cosme Vieira, o professor musical e também ator Wilson Feitosa, Liv Moraes e grande elenco. Liv é de longe a figura mais próxima que podemos ter do exímio sanfoneiro, ela é uma de suas filhas e herdou do pai o amor pela música, o carisma e também a paixão pelos palcos.

“Olha, é um grande desafio musical, um desafio também não chorar entre todas essas músicas que a gente faz, são tão lindas. E temos ainda um texto primoroso, é realmente emocionante relembrar algumas cenas que eu mesma vivi com ele”, diz Liv.

Foto: Priscila Prade

Anotem ai a nossa dica cultural, “Dominguinhos: isso aqui tá bom demais” chega ao teatro Faap em São Paulo no dia 06 de outubro e fica em cartaz até 27 de novembro, com ingressos já disponíveis pelo site: www.faap.br/teatro . Bom espetáculo a todos!

Mais de Cultura