Top

“Macunaíma” tem estreia mundial no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ensaio de “Macunaíma” – Foto: Conrado Brivochein

Baseado no livro homônimo de Mário de Andrade, o balé “Macunaíma” terá estreia mundial no dia 22 de setembro, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Corpo de Baile e Orquestra Sinfônica da casa. Com música especialmente composta pelo premiado Ronaldo Miranda, coreografia inédita de Carlos Laerte, concepção e roteiro de André Cardoso, o espetáculo em um ato e quatro quadros terá como cenário inicial a selva amazônica, na região do rio Uraricoera, a terra natal de Macunaíma, onde vivem os íngenas tapanhumas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Macunaíma é o mais emblemático livro do modernismo brasileiro. No ano do centenário da Semana de Arte Moderna, o personagem criado por Mário de Andrade sobe ao palco em um balé inédito, cuja produção se torna ainda mais relevante por ser decorrente de uma parceria entre três importantes instituições culturais brasileiras, a Funarte, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Theatro Municipal”, destaca André Cardoso, maestro e professor da UFRJ.

São quase 50 bailarinos que estão ensaiando desde junho para compor um espetáculo multimídia de uma hora de duração. A concepção coreográfica de Carlos Laerte desconstrói os corpos dos bailarinos clássicos e traz a contemporaneidade da dança brasileira.

A peça inclui uma narrativa contada por meio do audiovisual, já que os bailarinos contracenam com imagens e, em muitos momentos, eles entram e saem da tela, como se fosse o cotidiano deles, refletindo sobre o papel da tecnologia.

Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 80 e podem ser adquiridos neste link.

Mais de Cultura