Top

Jullio Reis faz sua estreia no cinema em “Homem-Peixe”

Jullio Reis – Foto: Gleeson Paulino

O ator e modelo Jullio Reis acaba de embarcar no seu mais novo trabalho, desta vez cinematográfico, intitulado “Homem-Peixe”. O filme, que foi dirigido por Allexia Galvão sobre o olhar criativo de Tomás Biagi de Carvalho e Gleeson Paulino, tornou-se uma das grandes promessas do cinema brasileiro para este ano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Talvez você já tenha ouvido essa história, mas ela agora ganha novos ares, como o ponto de partida de uma reflexão profunda sobre nós enquanto seres humanos e filhos da natureza, no formato de um filme que estreou no Cannes Indie Shorts Awards deste ano – “Homem-Peixe”, uma parceria Osklen & Amarello. A produção, realizada na Amazônia,insufla os pulmões com lendas originárias e contemporaneidade, bombeando um respiro que provoca um intertexto intenso entre as duas realidades.

O filme “Homem-Peixe” narra a jornada de dois personagens que assumem o “Fluxo” (palavra-segredo da felicidade no caminho do autoconhecimento) como norte de suas vidas.

Um caminho comum e o único a seguir. O filme é narrado em tukano, língua nativa indígena comum às etnias presentes no Rio Negro (Amazonas), por meio do personagem Guy, o indígena que entrelaça todas as histórias. Guy é descendente do Guerreiro Pirarucu.

Segundo lendas indígenas, Pirarucu era um guerreiro vaidoso, que sempre se opunha ao fluxo da natureza, sendo agressivo e intolerante. Até que um dia o guerreiro recebe como castigo um raio de Tupã, que o transforma em peixe.

O filme traça um paralelo entre a lenda do Pirarucu e a “Teoria do Espelho”, que diz respeito à nossa semelhança com o ser humano. A única forma de Pirarucu se livrar do castigo seria por meio do aprendizado da “Teoria do Espelho”.

Porém, não para por aí, pois o filme também conta com o olhar e direção criativa de ninguém mais, ninguém menos que Oskar Metsavath, o  estilista e criador da marca Osklen, que também assina o figurino dos atores.

Mais de Cultura