Top

Grátis: Cinema norueguês em alta no Rio, Brasília e SP

Cena de “A Travessia” – Foto: Norwegian Film Institutt

Por Lígia Krás

Para quem não resiste ao charme da cultura e estilo nórdico, uma dica excelente é a terceira edição da Mostra de Cinema Norueguês, que acontece entre os dias 15 de setembro e 11 de novembro nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo. Trata-se de uma parceria entre os CCBBs, a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto Norueguês de Cinema (Norsk Filminstitutt).

Serão exibidos 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas-metragens, filmes de ficção e documentários, em sessões gratuitas nas três cidades – alguns inéditos no Brasil. É uma oportunidade de o público brasileiro conhecer a diversidade da indústria cinematográfica daquele país, assim como sua cultura, os valores e o estilo de vida nórdicos.

Para Mai Tonheim, “Chargée d’Affaires a.i.”, da Noruega no Rio de Janeiro, “a apresentação da Noruega por meio da cultura e do cinema é uma excelente oportunidade para estreitar e fortalecer ainda mais nossas relações com o Brasil e promover o interesse pelo nosso país”.

Cena de “Amundsen” – Foto: Norwegian Film Institutt

“A exibição única da biografia do explorador Amundsen é algo que preparamos desde a chegada ao Rio de Janeiro da expedição norueguesa One Ocean, na esteira da Década dos Oceanos das Nações Unidas. Esperamos que a mostra reúna pessoas de forma descontraída e enriquecedora, e que seja uma forma de reforçarmos valores noruegueses como democracia, igualdade e confiança”, completa Tonheim.

Além do filme sobre Amundsen, outro destaque é o premiado “A Travessia”, sobre a arriscada jornada de um grupo de sírios em fuga da guerra e da perseguição no seu país.

Mostra de Cinema Norueguês
Rio de Janeiro: 15 de setembro a 9 de outubro.
Brasília: 27 de setembro a 16 de outubro.
São Paulo: 28 de outubro a 13 de novembro.

Mais de Cultura