Por Leo Oliwer
Tocante, envolvente e furioso… São alguns das dezenas de adjetivos que podemos atribuir a um dos espetáculos em cartaz em São Paulo: “Ney Matogrosso – Homem com H”. RG teve o prazer de estar presente em uma apresentação especial para amigos e imprensa, onde pudemos constatar e testemunhar o quão poderoso é o nome do musical.
Uma plateia calorosa e um palco intimista, nada de cenários mirabolantes e cheios de pirotecnia, a equipe que conta com Marília Toledo, entre outros grandes nomes, optou por uma cenografia funcional, onde tudo acontece ali mesmo, diante dos olhos apaixonados do público. Apaixonado também estava o próprio homenageado, Ney Matogrosso, emocionado, foi diversas vezes aplaudido de pé.
Com um elenco de peso, somos agraciados pela sensibilidade e fluidez do ator Renan Mattos no papel principal, sua entrada em cena é tão impactante que é possível quase que sentir o pulsar do coração. A iluminação neste momento, que entrega ênfase total ao protagonista, nos faz mergulhar em uma espécie de transe.
O desenrolar da trama acontece de maneira tão leve que mal notamos o tempo passar, amarrado a um fabuloso roteiro rico em cada bloco, somos embalados à pura e singular obra musical daquele que sem dúvida é um dos nomes mais irreverentes da nossa cultura do entretenimento.
É só fechar os olhos que se torna fácil materializar o próprio Ney Matogrosso diante de nós, tamanha propriedade artística de Mattos, com sua voz surpreendentemente similar à do gênio da MPB, porém, se preferir abrir os olhos, Ney também pode estonteantemente ser visto no palco, que é recriado a partir de uma caracterização impecável, o visual é arrematado por um figurino espetacular, que ficou sob os cuidados de uma gigante da moda brasileira, a estilista Michelly X.
Com exclusividade para o RG, Michelly contou que criar para o musical foi um grande desafio: “Foram mais de 200 peças para compor o espetáculo”, disse. “Sou muito fã do Ney, é uma honra poder realizar este trabalho, que inclusive, é meu primeiro musical, estou realizada.”
Outro nome de peso que também esteve prestigiando a noite especial, foi Pedro Bial. Perguntamos ao jornalista o que Ney Matogrosso representa culturalmente ao nosso cenário musical? “Ney é um artista que nos representa, é como se ele fosse ou se tornasse milhares de
espelhos, espelhos esses que não só reproduzem uma imagem, mas que brilham intensamente, é isso que o Ney mostra, muita luz e intensidade, ele expressa uma ambiguidade à máxima potência. Ele nos enche de esperança e de amor, a verdade nos trás esperança e o amor é transgressor”, disse Bial.
“Ney Matogrosso – Homem com H”, com direção de Fernanda Chamma ao lado de Daniel Rocha, como diretor musical, está em cartaz no teatro 033 Rooftop, em São Paulo, no complexo JK Iguatemi.