Elisa Stecca – Foto: Fábio Correa
Elisa Stecca lança a obra “Improvável”, que foca na sua produção mais recente, entre 2016 e 2022. Projeto contemplado com o ProAC Expresso Lei Aldir Blanc, o livro tem uma maratona cultural de lançamento. Depois de uma temporada de sucesso na icônica Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), no interior do Estado de São Paulo, chega à ArtRio 2022, na Marina da Glória, entre os dias 14 e 18 de setembro. Posteriormente, segue para a Galeria Lemos de Sá, em Belo Horizonte.
Para a ArtRio, um dos grandes eventos de arte da América Latina, Elisa estará autografando o livro “Improvável” e separou esculturas para expor no espaço da Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea. A artista selecionou obras em homenagem ao artista plástico búlgaro Christo Vladimirov Javacheff, inventor de um gênero artístico, “o tecido do espaço”, e conhecido por embrulhar grandes monumentos em várias partes do mundo.
“Durante a pandemia, trabalhando muito com comida, pigmentos naturais e inventando receitas na minha casa, recebi a triste notícia da morte do artista Christo. Eu sempre penso nos embrulhos de Christo, em como ele fazia obras monumentais, escondendo e realçando as coisas do mundo, e resolvi fazer uma homenagem para ele, encapando os meus vegetais e criando outras formas escultóricas. Utilizei os mesmos tecidos metalizados que compuseram a tapeçaria do Tempo Suspenso (obra que expus em Claustro de la Basílica de La Puríssima Concepción, na Espanha), prenunciando uma eventual releitura em fundição. É o registro de uma escultura efêmera”, explica Elisa.