Top

Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe mostra individual de Lucio Salvatore

Lucio Salvatore – Foto: Divulgação

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta de 12 de setembro a 31 de outubro a exposição de arte contemporânea “Intermezzo”, do artista ítalo-brasileiro Lucio Salvatore. São 30 obras, a maioria inédita, e instalações que dialogam com a arquitetura e com uma das missões do Theatro, que é a de oferecer a arte para o público desenvolver, cada vez mais, o senso crítico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino, escolheu como ponto de partida, abrir uma discussão sobre a própria arquitetura do prédio. Desta forma, o novo trabalho do artista vai oferecer obras de arte nos andares mais altos do Theatro, designados para a população menos privilegiada e que agora, poderá usufruir bem de perto desta exposição.

“Nosso prédio histórico, que já abriga tantas referências à arte e à cultura, recebe agora a exposição Intermezzo, trazendo para o público um olhar diferenciado através de obras que dialogam com a nossa estética”, ressalta.

“As obras apresentadas dialogam com os materiais e as técnicas decorativas usadas no prédio, mármores e mosaicos e também com o próprio propósito da instituição, trazendo fragmentos de teatro das ruas”, destaca o artista plástico.

Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal – Foto: Divulgação

Uma obra central é o mosaico realizado em homenagem à Mercedes Batista. Reconhecida como protagonista central do movimento afro-brasileiro de emancipação antirracista, a primeira bailarina afrodescendente a compor o Corpo de Baile do Theatro Municipal é homenageada na exposição.

Um dos destaques da exposição é uma série de obras intitulada “Tolomeo”, mosaicos decoloniais realizada com micro tesselas de papelão, pintada à mão com tinta a óleo, uma arte simbólica que ressignifica o material descartado com um próprio estilo ‘euro-africano’ de inspiração alto medieval.

“Intermezzo” fica em cartaz de 12 de setembro até dia 31 de outubro.

Mais de Cultura