Cultura

Ópera “Domitila” celebra bicentenário da Independência nos Municipais do Rio e SP

Share

Gabriella Pace – Foto: Divulgação

Em comemoração ao bicentenário da Independência, o Teatro Municipal do Rio apresenta em seu foyer, nesta quarta-feira (07.09), às 16h, a ópera “Domitila”, dirigida por André Heller-Lopes e estrelada por Gabriella Pace (soprano). O espetáculo ainda terá apresentações no dia 10 de setembro, no Conservatório de Tatuí (SP), e no dia 13, no Teatro Municipal de São Paulo. O libreto é inspirado pela correspondência amorosa entre D. Pedro I e Domitila de Castro, e as músicas do espetáculo levam a assinatura de João Guilherme Ripper. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Durante os sete anos em que o Imperador do Brasil manteve um romance com a Marquesa de Santos, eles trocaram 143 cartas, que mostram a história íntima e não oficial do regente do Brasil e sua mais famosa amante, que já foi retratada na TV nas minisséries “O Quinto dos Infernos” (2002, na Globo) e “Marquesa de Santos” (1984, na Manchete).  “Domitila é uma mulher, de certa forma, contemporânea, pois passa por situações que vemos acontecer todos os dias. Ela lutou para sair de um casamento desastroso, foi atrás do imperador para conseguir a guarda dos filhos, virou sua amante, teve filhos com ele e circulava pelo meio político da época exercendo bastante influência”, diz Gabriella. 

Gabriella Pace – Foto: Divulgação

Por meio da ópera “Domitila”, renascem as palavras de paixão do Imperador à sua amante e também seus conflitos políticos por causa dessa polêmica relação, que existiu entre 1822 e 1829. O relacionamento acabou com uma carta de despedida para a Marquesa, que foi forçada a deixar o Rio de Janeiro na época em que D. Pedro I se casou com Dona Amélia, princesa de Leuchtenberg, o que pacificou a imagem do Imperador nas cortes europeias. 

“Quando ela lê a carta de despedida de D. Pedro I, em que lhe é pedido que não se magoe, é um misto gigante de beleza e crueldade. Certamente, é um dos momentos mais belos da ópera. Durante o espetáculo, há muitas mudanças dramáticas e expressivas da Marquesa. Está sendo, para mim, um grande desafio”, explica a cantora, que flerta ainda com a ária lírica italiana e com a canção brasileira. 

Gabriella Pace – Foto: Divulgação

“Domitila” utiliza uma fusão entre o erudito e o lundus, modinhas ou choros, para revisitar a famosa história de amor da corte brasileira. Nas escadarias dentro do Municipal, a ópera é conduzida pelos músicos Priscila Bomfim (piano), Lisiane de Los Santos (violoncelo) e Batista Jr. (clarineta). A ação se desenrola nas escadarias, cobertas por milhares de rosas. “D. Pedro I, sabidamente, teve muitas amantes, mas nenhuma ocupou o mesmo lugar que Domitila. Ela está no imaginário do Brasil como a grande história de paixão, a mais especial da vida do Imperador – que assinava as cartas como ‘Demonão’ ou ‘Foguinho’. 

Na montagem, Gabriella conversa com sua imaginação e com o público, resgatando cartas e revivendo as diferentes fases dessa história de amor. Elas são ora divertidas, ora dramáticas, e também alegres e tristes”, pontua o diretor Heller-Lopes. 

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024