Top

Daniel Satti encara treinador de jiu-jítsu em longa-metragem da HBO

Foto: Karine Chueng

Daniel Satti é um dos destaques de “O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê”, produção que estreia em outubro na HBO Max e traz a trajetória do pentacampeão mundial de jiu-jítsu. Satti dá vida ao mestre do lutador Alexandre Paiva – conhecido como Gigi -, e conta como foi a preparação, dá detalhes sobre o enredo e revela como mantém a forma aos 48 anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Brunno Matteo

“A vida do Fernando é quase um roteiro de tão fantástica. Ele tinha um recorde gigante dentro do tatame, mas no auge da carreira acabou se entregando às drogas. O vício fez com que perdesse praticamente tudo que havia conquistado, desde sua própria academia até a faixa preta que usava em suas lutas. Entretanto, após oito anos de dependência química, um reencontro com um antigo aluno o fez voltar a lutar, sendo uma das maiores reviravoltas do esporte nacional”, comenta o ator.

Com o roteiro de Rangel Neto e direção de Caco Souza, o longa traz Raphael Logam, que vive Tererê, além de Isabel Filardis e Lui Mendes. O personagem de Satti é fundamental na sua volta ao tatame.

“Dar vida no audiovisual a uma pessoa que não apenas existiu, mas ainda existe, é uma experiência surreal. Durante as filmagens fiz uma postagem nas redes e marquei o verdadeiro Alexandre, que não apenas viu como veio conversar comigo. Receber esse carinho de alguém que estou interpretando dá um frio na barriga, mas é uma sensação maravilhosa.”

Algo bem interessante aconteceu no processo para o filme, apesar de nunca ter praticado o esporte, Satti costuma treinar diariamente, o que acabou ajudando bastante na preparação para o longa.

“Eu tenho uma rotina há muitos anos, então quando fiquei sabendo do papel dei uma intensificada nos treinos e na alimentação, para trazer um corpo mais sarado, com uma massa muscular maior, justamente para dar essa sensação de um lutador praticante, e uma agilidade com consciência corporal e domínio dos meus movimentos”, conta.

Foto: Brunno Matteo

Fora do cinema, Satti está em turnê com a peça “O Homem Mais Inteligente da História”, que já passou por Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, capital e cidades do interior, e continua sua trajetória pelos palcos brasileiros. Em meio a viagens, o ator afirma que não deixa de se cuidar, mantendo uma alimentação saudável e a prática de exercícios onde estiver.

“Estou sempre buscando uma maneira de me exercitar e manter um equilíbrio alimentar. É uma ciência exata, se você ingere mais do que gasta ou gasta mais do que ingere, a balança vai desequilibrar e isso afetará sua saúde física. É preciso encontrar uma harmonia entre consumo e a atividade física, e às vezes são necessários alguns “sacrifícios” pra atingir a recompensa (risos). Quando viajo, procuro malhar onde posso, no quarto do hotel, na academia, e se não tiver, faço caminhadas ou corridas no entorno de onde estou mesmo”, explica.

Foto: Brunno Matteo

O quarentão, exibe um físico que muitos na sua idade, e até mais novos, não conseguem. A dica que ele dá para quem quer ser mais saudável e ter um corpo mais em forma é simples: objetivo e disciplina. “O objetivo definirá sua mente, o como você quer ser e estar, saudável e esteticamente. A partir desse pensamento você cria motivação e terá um resultado para ser alcançado. E para isso é preciso se mexer de alguma forma, e me baseio na premissa fundamental do exercício físico, que é a relação entre tempo e cadência. Não adianta só ir na rua, parar, conversar, e falar que fez. Todo e qualquer exercício precede de repetição e constância, inclusive nos intervalos que devem ser contados. A disciplina é a consequência de almejar esse objetivo. Para ter o resultado é preciso se dispor a fazer. O segredo é manter isso constantemente.”

E como todo bom atleta, a paixão pelos esportes está presente na vida do ator, que realça não apenas os benefícios físicos da modalidade, como também os efeitos psicológicos, como uma melhora na autoestima.

Foto: Brunno Matteo

“O esporte te ajuda a desenvolver foco e treinar a mente para ter resiliência, limites e autocontrole. A constante prática de exercícios também libera inúmeros hormônios do bem, que te trazem a sensação de bem-estar, autoconfiança e aumento da autoestima. Diante de tudo isso, não tem como não gostar de esporte né (risos). Eu pratico vários, correr, nadar, andar de bicicleta, fazer musculação, exercícios funcionais e outros”,  finaliza.

 

Mais de Cultura