Top

Príncipe do Gueto: Nigéria é o primeiro país do mundo a banir modelos brancos na TV

Príncipe do Gueto – Foto: Acervo pessoal

De Nova York, @umprincipedogueto

Segundo o jornal londrino “The Times”, em um comunicado oficial o Conselho Regulatório de Publicidade e Propaganda da Nigéria (Arcon), anunciou que o país focará no “desenvolvimento de talentos locais”.

O país vai implementar a partir de 1º de outubro uma proibição total de modelos estrangeiros em anúncios de TV.

Isso também inclui atores brancos e ocidentais que apareciam regularmente nas TVs do país.

“Dez a vinte anos atrás, se você verificasse os comerciais, eu diria que eles eram quase 50/50 em termos de rostos estrangeiros e todas as dublagens eram sotaques britânicos”, disse Steve Babaeko, presidente da Associação de Agências de Publicidade da Nigéria em entrevista ao jornal londrino.

De acordo ainda com a publicação, significa que todos os modelos e locutores não nigerianos do país ficarão sem emprego.

Durante anos houve uma forte crítica contra rostos e vozes estrangeiras na publicidade nigeriana. Segundo a entidade, a medida trará um grande impacto cultural ao país.

“Há cerca de 200 milhões de nós. Você está me dizendo que não conseguiu encontrar modelos indígenas para este comercial?”, questiona Babaeko.

A indústria de publicidade na Nigéria movimentou mais de U$ 450 milhões somente em 2021.

@umprincipedogueto é correspondente da ONU em Nova York, ativista social e membro permanente do Council of Civil Society – OEA.

 

Mais de Cultura