Top

Caos On Canvas monta exposição interativa com 18 instalações

Obra de Fernanda Eva – Foto: Divulgação

Celebrando dez anos da sua primeira edição, o projeto Caos On Canvas retorna ao circuito agora ainda mais potente e diverso. Com edições anteriores ligadas às temáticas de surfe e skate, Didu Losso, idealizador do projeto, elegeu o meio ambiente e as cidades como fio condutor para as intervenções sob fotografias. A exposição fica aberta ao público até 30 de setembro no jardim da Casa das Rosas (SP), com entrada gratuita, depois segue viagem para o interior do estado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao todo, 18  artistas, brasileiros e estrangeiros, sob curadoria de Didu e Sergio Scaff, foram convidados para a empreitada de produzirem arte sobre fotografias impressas em telas, captadas pelo renomado fotógrafo Lucas Lenci. As imagens, como um conjunto, passeiam por paisagens que propõem lugares de encontro entre o meio ambiente e as cidades no Brasil e mundo afora.

Sobre as imagens, bordados, acrílico, spray, plástico e muita tinta carregam ainda mais as cenas de sentido e convidam o espectador a refletir sobre os caminhos possíveis de convivência entre os dois meios – natural e inorgânico.

Uma camada de realidade aumentada permite ainda que, direcionando a câmera do celular para a obra, o visitante possa ver a fotografia original, antes das intervenções.

A montagem ganha peso extra pelo projeto expográfico, que evolui o conceito da exposição, anteriormente de pintura sobre fotografia para um novo momento, com uma grande instalação, composta por 18 fotografias expostas dentro de esculturas de metal que se assemelham a minicontêineres com quatro painéis inspirados também em portas de contêineres.

Obra de Gilberto Salvador – Foto: Divulgação

À base de metais, os materiais ajudam a compor a percepção de contraponto entre o orgânico e industrial, ao mesmo tempo que circundam sem interferir na percepção das obras.

“Caos On Canvas traz no cerne as premissas de ser coletivo, instigante e radical. O que antes era por meio dos esportes, agora aprofundamos o diálogo para jogar luz no tema das cidades e suas interferências no meio ambiente”, explica Didu, idealizador, curador e também um dos artistas do projeto. “Dentro disso, nada mais natural que o time de artistas convidados também seja diverso, de variados suportes e linguagens, de diferentes lugares do globo, incluindo um coletivo de artistas com deficiência visual da Associação Laramara”, detalha.

São eles: Guto Lacaz, Gilberto Salvador, California Locos (Coletivo Californiano: John Van Hamersveld, Dave Tourjé e Nano Nobrega), Sandra Lapage, Tommy D Los Angeles, Soberana Ziza, Alessandra Rehder, Anna Guilhermina Baglioni, Fabio Haben, Paulo Pitombo & Ricardo Agapê (Coletivo Laramara), Felipe Innocente, Fernanda Eva, Karl Limbeck, Neno Ramos, Sandra Lapage, Skinny Dog, Tché Ruggi e William Baglione.

Casa das Rosas – Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP.

Mais de Cultura