Top

JK Iguatemi recebe obras do acervo da Pinacoteca SP

Foto: Divulgação

A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi para mais uma edição do projeto Pina no JK, que acontece até o dia 24 de outubro, com exibição gratuita de duas obras da coleção do museu nos pisos 1 e 2 do shopping. Grande incentivadora da arte e da cultura, a Iguatemi é parceira da Pinacoteca desde 2014 e, neste ano, o JK Iguatemi recebe, mais uma vez, o projeto, já em sua terceira edição.

Durante dois meses, o público do JK Iguatemi terá a oportunidade de apreciar de perto trabalhos dos renomados artistas contemporâneos, Cabelo e Regina Parra, em um ambiente inusitado, fora do espaço museológico.

A obra sem título (2012-21) do multiartista brasileiro Cabelo (nome artístico de Rodrigo de Azevedo Saad – 1967, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo) trata-se de uma  peça em neon azul e veludo sobre base de madeira integra um conjunto de trabalhos com figuras híbridas, recorrentes no universo imagético de Cabelo. São seres infra terrenos surgidos da imaginação do artista e de sua ligação com o Candomblé. Em suas peças, a evocação de seres ancestrais sempre se mescla às referências urbanas (como o neon), ao rap, ao funk e a estados expandidos da consciência.

Foto: Divulgação

O trabalho “Chance” (2015-17), de Regina Parra (São Paulo, 1984), também utiliza o neon. Nesta criação, a artista se apropria de tal mecanismo para lançar no espaço a temática “A Grande Chance”, que desafia o espectador a múltiplas interpretações ao refletir sobre o que constitui, de fato, “sua grande chance”. O trabalho sugere aquele momento decisivo ao qual todos estão sujeitos. “Chance” é resultado de um desafio pessoal na vida de Regina, que enfrentou problemas de saúde. A artista explora, desde o início da sua carreira, uma multiplicidade de linguagens como pintura, instalação e performance. Questões humanas, a exemplo da imigração, do movimento dos corpos e do feminino, assim como de referências ao ambiente urbano, estão presentes em suas produções.

“A Pinacoteca de São Paulo tem a oportunidade, pelo terceiro ano, de levar obras emblemáticas do seu acervo para o JK Iguatemi. É uma oportunidade para o museu mostrar o seu acervo em outro lugar, mas sobretudo para o público. Os frequentadores do espaço serão surpreendidos e convidados a apreciar obras de artistas importantes da cena contemporânea brasileira” diz Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo. E completa: “Uma parceria de sucesso que se desenvolve há oito anos com o apoio contínuo da Iguatemi na programação e manutenção do museu”.

Foto: Divulgação

“A Iguatemi sempre incentivou e fomentou a arte e a cultura. Isso está enraizado no nosso DNA e a parceria com a Pinacoteca vai ao encontro das ações que acreditamos e que dão amplitude para ajudarmos a democratizar ainda mais o acesso a este tipo de conteúdo” diz Cristina Betts, CEO da Iguatemi S.A.

Mais de Cultura