Cultura

Galeria de Arte André abre mostra retrospectiva de Armando Sendin

Share

“A Colheita”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação

Galeria de Arte André abre, nesta terça-feira (30.08), a exposição “Monográficas 4 – Armando Sendin”, com cerca de 50 obras do artista carioca. Entre as obras estão pinturas, desenhos, tridimensionais e itens de documentação, como esboços, sketches de obras públicas, cartazes de exposições, catálogos e livros. A organização e texto são de Mario Gioia.

“Contemplación”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Armando Sendin é um espírito inquieto, de produção multiforme, dividido entre Brasil e Europa e conectado com movimentos artísticos de seus dias, como a nova figuração e o surrealismo”, afirma Goia. O artista, radicado em Santos – e que viveu boa parte de sua vida entre a cidade litorânea e Marbella, na Espanha – participou de importantes exposições, como as 12ª e 15ª edições da Bienal de São Paulo, em 1973 e 1979, respectivamente.

“Fué Dulce el Crepúsculo”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação

Armando Sendin foi um importante pintor, ceramista e escultor brasileiro. Atuou também como professor e se dedicou intensamente aos estudos. Suas obras estão em importantes acervos brasileiros e internacionais. Sua obra em cerâmica também pode ser vista em São Vicente, na Biquinha de Anchieta, obra feita em parceria com seu irmão, o também artista Waldemar Sendin. Mas foi na pintura onde teve reconhecimento e êxito, como precursor do realismo impressionista, pós-movimento dedicado à pop art. Suas obras se destacam pela precisão fotográfica, quase sempre associadas a figuras humanas em situações do cotidiano, como em “A Colheita”, de 2000; “La Canción del Mar”, de 1994; “Joie et Chagrin”, de 1995; “Tarde de Ócio”, de 1995, entre outras que podem ser vistas na exposição.

“Magie”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação

Além das já reconhecidas pinturas, estão obras menos famosas, da fase em que o artista se dedicou à cerâmica e algumas produções gráficas há muito tempo não vistas no circuito comercial.

“Beaubourg IV”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação

Entre as pinturas, destaca-se também “Beaubourg IV” (1985), tendo integrado a mostra “André, 60 –  Da Academia ao Virtual, grande retrospectiva comemorativa das seis décadas da Galeria André, hoje já com 63 anos de atuação. A relação com a galeria vem de longa data, com o artista tendo apresentado individuais em 1985, 1988 e em 1995.

Galeria de Arte AndréRua Estados Unidos, 2.280,Jardim Paulistano, São Paulo. Até 24 de setembro.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024