“A Colheita”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação
A Galeria de Arte André abre, nesta terça-feira (30.08), a exposição “Monográficas 4 – Armando Sendin”, com cerca de 50 obras do artista carioca. Entre as obras estão pinturas, desenhos, tridimensionais e itens de documentação, como esboços, sketches de obras públicas, cartazes de exposições, catálogos e livros. A organização e texto são de Mario Gioia.
“Contemplación”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Armando Sendin é um espírito inquieto, de produção multiforme, dividido entre Brasil e Europa e conectado com movimentos artísticos de seus dias, como a nova figuração e o surrealismo”, afirma Goia. O artista, radicado em Santos – e que viveu boa parte de sua vida entre a cidade litorânea e Marbella, na Espanha – participou de importantes exposições, como as 12ª e 15ª edições da Bienal de São Paulo, em 1973 e 1979, respectivamente.
“Fué Dulce el Crepúsculo”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação
Armando Sendin foi um importante pintor, ceramista e escultor brasileiro. Atuou também como professor e se dedicou intensamente aos estudos. Suas obras estão em importantes acervos brasileiros e internacionais. Sua obra em cerâmica também pode ser vista em São Vicente, na Biquinha de Anchieta, obra feita em parceria com seu irmão, o também artista Waldemar Sendin. Mas foi na pintura onde teve reconhecimento e êxito, como precursor do realismo impressionista, pós-movimento dedicado à pop art. Suas obras se destacam pela precisão fotográfica, quase sempre associadas a figuras humanas em situações do cotidiano, como em “A Colheita”, de 2000; “La Canción del Mar”, de 1994; “Joie et Chagrin”, de 1995; “Tarde de Ócio”, de 1995, entre outras que podem ser vistas na exposição.
“Magie”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação
Além das já reconhecidas pinturas, estão obras menos famosas, da fase em que o artista se dedicou à cerâmica e algumas produções gráficas há muito tempo não vistas no circuito comercial.
“Beaubourg IV”, obra de Armando Sendin – Foto: Divulgação
Entre as pinturas, destaca-se também “Beaubourg IV” (1985), tendo integrado a mostra “André, 60 – Da Academia ao Virtual, grande retrospectiva comemorativa das seis décadas da Galeria André, hoje já com 63 anos de atuação. A relação com a galeria vem de longa data, com o artista tendo apresentado individuais em 1985, 1988 e em 1995.
Galeria de Arte André – Rua Estados Unidos, 2.280,Jardim Paulistano, São Paulo. Até 24 de setembro.