Top

Sesc Pinheiros recebe a mostra “Desvairar 22”

Foto: Divulgação

O Sesc Pinheiros recebe a partir deste sábado (27.08) a mostra  Desvairar 22”. Com curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger Eduardo Sterzi, a exposição parte da Semana de Arte Moderna de 22 para rememorar alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no País e a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Rememorar, por meio de datas marcantes, acontecimentos de repercussão histórica pode possibilitar a identificação, por meio de novos olhares, de fricções e choques presentes em circuitos já desgastados, com reparações que só serão possíveis a partir do envolvimento da coletividade”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Foto: Divulgação

Transitando entre fatos e imaginação, “Desvairar 22” se propõe a explorar caminhos ainda não percorridos. “Escolhemos duas imagens fundamentais em torno das quais organizamos nossa comemoração. Os ‘índios errantes’ que, de ‘O Guesa’ de Sousândrade ao ‘Macunaíma’ de Mário de Andrade, povoam os sonhos de escritores e artistas como imagem por excelência dos povos por vir, e um Egito mítico, sobretudo, delirante, invocado com frequência nas artes, como uma espécie de alegoria do próprio inconsciente do tempo na sua busca por outra origem e outra história”, justificam os curadores.

Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023, exibindo mais de 270 itens de artes visuais, música, literatura e arquitetura, que serão apresentados em quatro diferentes núcleos.

Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, são Paulo.

Mais de Cultura