Top

Rhener Freitas encara 3 personagens em “Ney Matogrosso – Homem com H”

Foto: Reprodução/Instagram/@rhenerfreitas

O musical “Ney Matogrosso – Homem com H” vem dando o que falar. Com o processo de audição bem concorrido, o espetáculo começou o processo de preparação dos artistas. O ator Rhener Freitas foi escolhido para interpretar o icônico João Ricardo, ex-integrante do Secos e Molhados, o lendário Arthur Moreira Lima, um dos pianistas mais importantes da nossa cultura e o saudoso Marco de Maria, médico e parceiro de Ney Matogrosso durante 13 anos.

Encarando esse novo desafio de sua vida, o ator se encontra confiante. “Estou lendo as biografias do Ney Matogrosso e do Secos e Molhados. E também escutando todas as músicas, assistindo aos vídeos dos shows e entrevistas.Comecei a aprender algumas músicas no violão, pois sei que tocarei no palco e dei início a uma dieta para me aproximar do físico dos personagens. Amo o processo criativo e já faz um tempo que desejo voltar aos palcos, me sinto feliz, realizado”, comenta.

Foto: Tristan Malpellijpg

Com a responsabilidade de interpretar grandes nomes da história do camaleônico Ney, o ator informa que podemos esperar muita música e amor. “Teremos muitas músicas do Secos e Molhados. Contaremos também a história de amor e parceria entre Marco de Maria e Ney.  Será uma responsabilidade enorme viver esses momentos de passagem a outro plano espiritual. Forte e emocionante”, diz Rhener.

Lea a seguir papo que RG teve com o ator.

Como foi participar das audições para a escolha dos personagens?

Foi uma experiência transcendental e continua sendo. Me sinto afortunado por fazer parte dessa história tão poética e intensa. Conforme vou vivendo os dias de criação artística, descubro e sinto os personagens que irei viver, eles me presenteiam com lindas emoções. 

Foto: Tristan Malpellijpg

Como é interpretar o ex-companheiro de Ney Matogrosso? 

É um desafio de entrega e troca. Contar essa história de amor vivida pelo Ney e Marco reverbera em mim melodias de liberdade e companheirismo, de amor intenso, encontro de Almas. Marco de Maria viveu uma linda missão na Terra, me identifico com ele. Temos esse desejo de ajudar o mundo através da cura espiritual, gostamos de escrever poemas por solidão, pintar e falar outros idiomas. 

Dos três papéis que interpreta, qual foi o mais difícil?

Não creio que exista o mais difícil. Deixo que a arte viva em mim e me divirto muito em cena, busco acreditar no que estou vivendo no espaço tempo da Peça e instalo a liberdade para que esses personagens falem através de mim, sigo minha intuição. É um aprendizado constante.

Foto: Reprodução/Instagram/@rhenerfreitas

Como se preparou para os papéis?

Através do silêncio, da pesquisa corporal e mental. Através de leituras, vídeos, muita música e estudos do que era viver naquela época. Deixo a imaginação reinar e amo o que faço, cada minuto de vida presente é uma oportunidade de aprendizado artístico.  

Quantas horas estão ensaiando por dia?

Estamos ensaiando de 6 a 8 horas por dia, de segunda a sábado. Não tivemos tanto tempo para levantar a peça, então cada minuto de ensaio é precioso. É preciso estar atento ao que surge durante os ensaio e estar focado, atento aos sinais da natureza.    

Quais os maiores desafios deste musical? 

Acho que o maior desafio e também o maior presente deste musical é entrar em sintonia com a liberdade interior, viver essa mensagem de que o mundo é infinito e que somos infinitos também. Na verdade é simples, é a magia da simplicidade.  

Vocês terão contato com o próprio Ney? 

\Acredito que não. Sei que ele fará uma rápida visita em um dia de ensaio. Quem está em contato constante com ele é a Marília Toledo, nossa querida diretora e também dramaturga. É interessante… mesmo sem a presença física dele, conseguimos sentir a sua energia presente na montagem da peça. Às vezes os pássaros nos visitam durante os ensaios e imaginamos que Ney e sua turma está ali. (risos) 

Foto: Reprodução/Instagram/@rhenerfreitas

Quando deve estrear?

Dia 09 de setembro será a estreia para o público. Estaremos em cartaz de sexta a domingo, em uma curta temporada. E afirmo que vale a pena viver essa experiência sensorial, musical, artística e espiritual.   

A estreia acontece no Rio ou em São Paulo? 

A estréia será em São Paulo, no 033 Rooftop Santander. 

Foto: Tristan Malpellijpg

Quais seus próximos projetos além do musical?

Alguns meses atrás eu gravei duas temporadas da série “O Coro, Sucesso Aqui Vou Eu”. Irá estrear em breve no DisneyPlus. Ainda não sei qual será meu próximo trabalho, estou focado no presente, desfrutando muito o que estou vivendo agora. Deixo meu futuro nas mãos de Deus e ele sempre me honra, então confio.

Mais de Cultura