Top

Marcelo Faria: “O palco me desafia sempre”

Marcelo Faria – Foto: Priscila Nicheli / Styling: Samantha Szczerb e Edu Bogosian

Em cartaz no Rio de Janeiro com a peça “Duetos”, em que faz par com Patricya Travassos, Marcelo Faria retorna aos palcos depois de quatro anos e vive ótimo momento com o sucesso de público. Com mais de 30 anos de carreira, 35 novelas, 5 filmes e 10 peças de teatro, entre elas “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, que ficou 5 anos em cartaz, e “Razões para Ser Bonita”, ao lado de Ingrid Guimarães, durante 3 anos, Faria prefere não pensar em personagens que gostaria de fazer, mas de encarar as oportunidades conforme elas aparecem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sobre contracenar com Patricya, ele é só elogios. A atriz, autora e apresentador dispensa apresentações: são mais de 40 anos de carreira, 35 novelas, 10 filmes, 9 peças de teatro, 3 livros publicados e mais de 30 músicas compostas. “Ela é generosa e nos completamos muito em cena. Aprendi muito com ela neste pequeno período. Uma honra tê-la ao meu lado”, diz.

A peça retrata de forma cômica os encontros e desencontros da vida amorosa contemporânea por meio de quatro histórias de uma mulher e um homem – não necessariamente casais – às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. “A busca pelo par ideal e pelos encontros sempre pode ser divertida”, diz Faria sobre o fato de a obra explorar o humor nos encontros e desencontros.

O texto de premiado autor britânico Peter Quilter examina o mundo caótico do amor e dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. A temporada carioca vai até 2 de outubro, sextas e sábados, às 21h, e domingo às 20h, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea. A peça já foi encenada em mais de 20 países e traduzida para 10 idiomas, e recebe agora sua primeira montagem no Brasil.

“Este projeto por si só já é um desafio para qualquer ator. Interpretar em um mesmo espetáculo quatro personagens já é estimulante, mas não para por aí. São quatro histórias distintas com um mesmo enredo – encontros e desencontros, solidão e a busca pelo amor e por um/a companheiro/a ideal. Nos diverte tanto que com certeza divertirá quem estiver na plateia. Eu sempre adorei desafios, e o palco me desafia sempre. Quatro personagens. Quatro trocas de roupa em cena, camarim aberto, e uma companheira que é uma mestra da comédia”, diz Faria.

Leia a seguir papo que RG teve com o ator.

Como está a vida no mundo da arte atualmente?

Hoje percebo que a internet praticamente tomou conta das produções de grande importância.  Os streamings vieram com muito aporte e estão dominando o mercado.

É bom estar de volta aos palcos depois desse dois anos de pandemia?

É maravilhoso. Estive por quatro anos longe devido a questões pessoais, e depois por conta da pandemia. Encontrar o público de novo é uma felicidade.

Marcelo Faria – Foto: Priscila Nicheli / Styling: Samantha Szczerb e Edu Bogosian

Como surgiu o convite para a peça “Duetos”, em que você faz par com Patricya Travassos?

Surgiu da produção e do diretor Ernesto Piccolo que já é um amigo de longa data. Quando li o texto me apaixonei pelas histórias. Não havia a menor chance de recusar.

Como é ter essa troca no palco com Patricya?

Maravilhoso. Ela é generosa e nos completamos muito em cena. Aprendi muito com ela neste pequeno período. Uma honra tê-la ao meu lado.

Conte sobre seus personagens.

São quatro personagens completamente diferentes, e dois deles são muito diferentes de mim. Sempre aprendo com os personagens. O palco nos dá a chance de criar com mais tempo e profundidade.

A peça retrata a solidão, como é levar esse tema com  humor?

A busca pelo par ideal e pelos encontros sempre pode ser divertida.

Como você tem sentido o retorno da plateia com o espetáculo?

O melhor possível, com muitas reações e palmas em cena aberta. E como é ao vivo, cada vez é sempre diferente. Todas as noites, com a ajuda do público, entendemos um pouco mais daquelas histórias que estamos contando.

Você tem 30 anos de carreira, o que ainda não fez que gostaria de fazer?

Mais de 30 anos já… não gosto de projetar tipos diferentes para compor, procuro sempre as diferenças nos personagens que aparecem para mim.

Quais são os próximos projetos, o que vem pela frente?

Tenho projetos de séries, peças e filmes, e estou em busca de parcerias. Estou livre para trabalhar onde quiser e essa liberdade é gratificante.

Sua carreira na TV é extensa, gostaria de fazer mais cinema e streaming, por exemplo?

Sempre quero atuar, seja no veículo que for. O importante para o ator é se manter ativo.

Marcelo Faria – Foto: Priscila Nicheli / Styling: Samantha Szczerb e Edu Bogosian

Como é a vida de pai da Felipa?

Procuro passar para a Felipa os ensinamentos de meus pais e buscar aprender com ela sobre as mudanças nas atitudes da nova geração. As novas gerações vêm para nos ensinar a dar mais espaço para todos. Sem diferenças. Somos muito unidos e conversamos muito. Ela tem liberdade para falar comigo sobre qualquer assunto.

Como cuida do corpo? É adepto de alguma atividade física?

Cuido da minha saúde, me alimento bem e faço esporte sempre. Nado quase diariamente no clube Flamengo.

Mais de Cultura