Top

Espetáculo “Ginga Tropical” celebra cultura brasileira com clima de Broadway

Ginga Tropical

Espetáculo de dança e música “Ginga Tropical” integra a programação do MoviRio Festival – Foto: Allan Vilela

“Ginga Tropical” é um espetáculo no estilo Broadway que propõe um passeio pelo folclore e cultura popular do Brasil por meio da música e da dança. Há três anos no Rio, apresenta de forma ímpar a diversidade cultural do País, celebrando, sem mimetismo ou estereótipos, o que há de mais belo entre as inúmeras manifestações da cultura brasileira. Neste ano, integra a quinta edição do MoviRio Festival, no dia 21 de agosto, às 18h, no Teatro João Caetano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Criado, dirigido e produzido por Rose Oliveira, uma ex-comissária de bordo que, após duas décadas rodando o mundo, sentia falta de uma representação justa das inúmeras faces da cultura brasileira, o “Ginga Tropical”, que roda o mundo há nove anos, faz jus ao seu sonho em 14 atos de apresentação.

Os artistas utilizam figurinos com cores fortes, refletindo a brasilidade, a originalidade, o encanto e a diversidade, ressaltando referências da história cultural e musical do País. No palco, estão o frevo dançado por bailarinos naturais de Pernambuco, a malandragem do samba carioca, o típico gaúcho de bombacha e boleadeira, o xaxado com direito a Maria Bonita e Lampião, a batida do carimbó paraense, os rodopios do forró e da lambada, o balé dos orixás do candomblé, os malabarismos dos capoeiristas que não fariam feio frente aos acrobatas de circo e as apoteóticas mulatas do nosso carnaval.

O espetáculo, que roda o mundo há nove anos, passou por grandes palcos, como o Festival Internacional de Folclore em Chengdu, na China, e em Dubai. No elenco, estão Luana Bandeira, musa da Unidos do Viradouro, Thai Rodrigues, atual rainha do carnaval do Rio e Luara Lino, primeira princesa do Carnaval do Rio.

Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 60 e estão disponíveis neste site.

Mais de Cultura