Top

Grátis: Curta Kinoforum acontece de 18 a 28 de agosto

“Solastalgia”, Cuba – Foto: Divulgação

Uma constelação de astros e estrelas se faz presente na grande festa do curta-metragem. A 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece no período de 18 a 28 de agosto, traz filmes com participações de nomes como Orson Welles, Fanny Ardant, Zélia Duncan, Criolo, Lea Garcia, Denise Fraga, Silvero Pereira, Enrique Diaz, Carol Duarte e Bruna Linzmeyer, entre outros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A Menina e o Tsunami”, Argentina – Foto: Divulgação

Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração, o evento traz ainda filmes dirigidos pelas atrizes Sabrina Kouroughli, Karine Teles, Helena Ignez, Djin Sganzerla e Georgina Castro, ao lado de uma homenagem ao centenário de nascimento do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Na programação estão finalistas ao Oscar e premiados nos festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Locarno e Tampere, além de debates discutem a arte em NFT, fake news, a importância dos coletivos e o metaverso.

A Regra dos Sete -Cena 6 – Um Curta de Dança Ilegal”, Reino Unido – Foto: Divulgação

Inteiramente gratuito, o festival volta a ser presencial, porém mantendo parte da programação de forma online. Estão programados 218 filmes, representando 41 países. A participação brasileira responde por 109 obras, estando representados 19 estados e o Distrito Federal. Fazem sua première mundial no festival 37 produções brasileiras inéditas.

 A grade é organizada nas seções permanentes Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros (este ano com Mostra Brasil e Oficinas de Realização Audiovisual), Mostra Infantojuvenil e Limite. Já os programas especiais em 2022 incluídos são: Pelas Mãos de Pasolini, Femmes Fatales, Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror, O Efeito Queer Indígena, Curta Cinemateca, Conexão Juventudes, Por Uns Minutos a Mais, A Gente se Adapta e duas sessões inclusivas, com recursos de acessibilidade.

“Datsun”, Nova Zelândia – Foto: Divulgação

 Complementam a programação o seminário Conexão USP Kinoforum (nesta edição discutindo fake news e metaverso), lançamento de livros, a masterclass “Entendendo o Audiovisual em Seu Interior e Hackeando o Sistema por Dentro” (ministrada pelo cineasta Jeferson De), duas mesas de debate em torno da arte com NFT, o webinar “Formação Audiovisual para Professores” e o encontro “A Importância do Coletivo na Produção dos Territórios Periféricos”.

“Soldado”, México – Foto: Divulgação

O circuito de salas exibidoras em 2022 inclui CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta / Anexo Sala 4, Circuito Spcine Lima Barreto / Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo e Museu da Imagem e do Som. Já o projeto Cinema na Comunidade leva filmes da programação para 17 locais, majoritariamente localizados nas periferias da cidade. As plataformas digitais de streaming parceiras são Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Porta Curtas.

O acesso online para os filmes, debates e encontros pode ser feito no endereço www.kinoforum.org, onde há toda a programação.

Mais de Cultura