Top

Mostra homenageia centenário da atriz Tônia Carrero

Tônia Carrero

Tônia Carrero na peça “Ela é Bárbara” (1993) | Foto: Acervo da família

Se estivesse viva, a atriz Tônia Carrero, que marcou o teatro e a televisão brasileiros, completaria cem anos neste mês. Para homenagear essa data, o Itaú Cultural recebe a Ocupação Tônia Carrero de 13 de agosto a 6 de novembro. A entrada é gratuita.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Por meio de fotos, vídeos, textos, documentos e demais objetos, a busca contemplar várias facetas da homenageada: da imagem de diva ao profissionalismo, da inteligência ao humor delicado, da sofisticação ao enfrentamento (da mãe e da censura, por exemplo). E, em especial, ressalta-se um de seus principais traços: a alegria de ser atriz, de surpreender a plateia, de renovar sempre as emoções (as suas e as dos espectadores).

Além da ocupação, será apresentado o espetáculo “Navalha na carne” no dia 23 de agosto, às 20h. Escrito por Plínio Marcos em plena ditadura militar, o texto é um dos mais importantes da dramaturgia brasileira. Contundente, visceral, violento, patético, poético e humano, sua encenação foi proibida por muitos anos durante aquele período. Tônia Carrero foi a protagonista da montagem realizada em 1967, recebendo o Prêmio Molière de melhor atriz e tomando a frente no processo de liberação da peça.

A montagem atual foi idealizada pela atriz Luisa Thiré, neta de Tônia, com uma única intenção: homenagear sua avó no ano de seu falecimento, em 2018. O sucesso foi tanto que gerou uma turnê por todo o Brasil e pelas cidades de Porto e Lisboa, em Portugal. O espetáculo agora chega, em sessão única, à Sala Itaú Cultural. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados a partir de 17 de agosto, às 12h, neste site.

Mais de Cultura