Top

SescTV exibe “Betinho, 70 anos”, filme sobre Herbert de Souza

Betinho – Foto: Reprodução/Vídeo/TV Senado

Em 28 de agosto, às 23h, o SescTV exibe o filme “Betinho, 70 anos”, documentário dirigido por César Mendes e produzido pela TV Senado que celebra a vida e o legado do sociólogo e militante brasileiro Herbert de Souza (1935-1997), o famoso Betinho. A exibição especial é resultado da parceria entre o SescTV e a TV Senado.

SIGA O RG NO INDTAGRAM

Símbolo de cidadania, Betinho destacou-se pelo comprometimento com as questões coletivas do Brasil. Entre outras causas de impacto nacional que abraçou, coordenou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, manteve-se no front da Campanha Nacional pela Reforma Agrária, conscientização e combate contra a Aids, além de ter defendido ações pela ética na política.

Betinho nasceu em 3 de novembro de 1935 na cidade mineira de Bocaiúva. Formou-se em sociologia e política de Administração Pública pela Universidade de Minas Gerais. Entre seus grandes legados está o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), instituição criada para analisar as realidades sociais, econômicas e políticas do Brasil.

O documentário revela um panorama sobre a trajetória do sociólogo brasileiro por meio de depoimentos de amigos, artistas e companheiros de lutas que mantêm seu legado vivo até hoje. Entre os entrevistados estão a viúva de Betinho, Maria Nakana, a atriz Letícia Sabatella, o pintor Siron Franco, os diretores do Ibase, Cândido Gryzibowski e Dulce Pandolfi, e o cantor e compositor Gilberto Gil.

Mais de Cultura