Top

Mostras no Museu Afro Brasil homenageiam mulheres e Mestre Didi

Foto: Divulgação

O Museu Afro Brasil (MAB), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, acaba de inaugurar duas exposições que têm como objetivo homenagear artistas mulheres e Mestre Didi. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra “Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos” conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro, que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. Além disso, será possível conhecer mais sobre a sua história por meio do documentário “Alápini – A herança ancestral de Mestre Didi Asipá” (2017), que é dirigido por Emilio Le Roux, Hans Herold e Silvana Moura e apresenta relatos e memórias de sua família e dos membros do terreiro de Asipá.

“Vejam essas obras, elas vão além do simples exercício da criação, elas são em espírito a expressão de um artista criador, de um devoto e doce sacerdote do culto de Xangô, um Xangô assim como Onile, aquele que carrega o pesado mundo sobre os ombros”, ressalta Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.

Foto: Divulgação

Já a exposição “Múltiplas vozes femininas” homenageia 28 artistas mulheres e encerra, com grande estilo, as atividades desenvolvidas ao longo do mês de julho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados no último dia 25. 

As 86 obras expostas somam expressões de Adriana Medeiros, Andrea Fiamenghi, Carla Osório, Cícera Fonseca da Silva (Ciça), Cláudia Andujar, Cristina Barroso, Cristina Mendes, Edwige Aplogan, Fernanda Castro, Gracia Barrios, Guta Galli, Lita Cerqueira, Madalena dos Santos Reilbolt, Manuela Pimentel, Maria Auxiliadora da Silva, Maria Cândido Monteiro, Maria de Lurdes Cândido, Maria do Socorro Cândido, Maria Lídia Magliani, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Noemisa Batista dos Santos, Rochelle Costi, Rosa Gauditano, Rosa Paulino, Sachiko Koshikoku, Sônia Gomes e Yêdamaria.

Museu Afro Brasil – Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3). Até 25 de setembro de 2022.

Mais de Cultura