Top

Luis Navarro: “Sou grato pela oportunidade de poder espelhar jovens negros”

Foto: Marcio Farias

Uma fase de expansão e amadurecimento. Este pode ser o resumo sobre a vida profissional do ator, roteirista, apresentador e empresário Luis Navarro neste momento. Voltando ao ar como o protagonista Biriba de “Pico da Neblina” (HBO / HBO MAX), o ator vê seu personagem crescer junto ao sucesso da série entre os fãs e críticos e já se prepara para seu novo desafio. A partir de outubro, o ator volta às novelas no papel de Mark em “Todas as Flores”, história de João Emanuel Carneiro que estreia na GloboPlay.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Aos 32 anos, ele, que é natural da Zona Leste de São Paulo, celebra a boa safra de trabalho, iniciado no teatro. “É muito gratificante, sou grato pela oportunidade de poder espelhar jovens negros a não terem medo de sonhar. Sempre me imaginei nesse lugar, sempre foquei em estar onde estou e, apesar de ter pensado algumas vezes, nunca desisti. O mercado do streaming está dando mais oportunidade à diversidade. Acredito que está tudo caminhando, a luta é normalizar o pretagonismo tanto dentro, quanto fora de quadro”, vibra Navarro.

Foto: Marcio Farias

Apesar de toda diferença de perfil e contexto, com o personagem da badalada série o ator vê alguma semelhança. “Somos negros sonhadores e ambiciosos – eu um pouco menos ambicioso que o Biriba. Mas algo muito semelhante é que valorizamos a nossa família em primeiro lugar. Além disso, o Biriba é extremamente articulado, perfeccionista e objetivo. Ele é o elo que une o núcleo periférico e o elitista”, observa o multiartista, casado com a influencer Ivi Pizzott e pai de Kali e Zuri, que está a caminho.

A estreia de Navarro na TV aberta aconteceu em 2014, na novela “Boogie Oogie”. Na sequência, integrou o elenco de “Pega-Pega” em 2017, ambas na TV Globo. “Mas considero este um novo ciclo, após ter feito alguns outros trabalhos nesse intervalo. Estou feliz em poder voltar à Globo com mais experiência e confesso estar ansioso para começar a gravar e mostrar um trabalho mais desafiador para o grande público.”

Foto: Marcio Farias

“O Mark é considerado um gerenciador de crises. Ele é coach, empresário artístico e uma espécie de estrategista da Rhodes, a loja de roupas e perfumes que é um dos cenários da trama. Meu principal companheiro de cena é o Douglas Silva e, apesar de não sermos comediantes, podem esperar que muitas cenas serão cômicas”, adianta o ator, celebrando 16 anos de carreira.

O começo no teatro foi marcado pela adaptação de Alexandre Toller para “Capitães de Areia”, de Jorge Amado. A versão de Moisés Miastkwosky para “Morte e Vida Severina” também é um destaque de Navarro nos palcos. “Já fui professor de teatro, atuei em coletivo negro (Os Crespos), trabalhei em teatro musical, teatro de rua, comerciais de televisão e fiz muita festa infantil ao longo desses anos. Devo muito a esses trabalhos”, destaca Navarro que, em paralelo, vem mergulhando aos poucos na carreira musical.

Atualmente o ator ainda pode ser visto no Telecine na comédia “A Sogra Perfeita” (Cris D’Amato), que protagoniza com Cacau Protásio; na série “Chuteira Preta”, no Amazon Prime e Prime Box Brazil; e no longa-metragem “O Segundo Homem” (Thiago Luciano), em cartaz na Star +.

Foto: Marcio Farias

Celebrando as alegrias do presente, Navarro se prepara para os passos futuros no trabalho sem esquecer de nada nem de ninguém. “Sou um homem negro sonhador, sou marido, pai e filho. Amo a minha família e espero eternizar a minha arte o máximo que eu puder”, finaliza.

Mais de Cultura