Top

Exposição “Alice” é visita certa para os amantes da personagem

Foto: Elias Torres Sofia

Por Leo Oliwer

Quem nunca se imaginou viajando pelo incrível “país das maravilhas”? As aventuras da menina curiosa que fala com gatos, coelhos e lagartas, é o mais recente tema da nova exposição no Farol Santander. O RG esteve na mostra e compartilha um pouco da experiência.

Foto: Elias Torres Sofia

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Elias Torres Sofia

Com tom intimista, a exposição “As Aventuras de Alice” conta com preciosidades raras, como o primeiro exemplar impresso e também uma sala de exibição de uma das primeiras adaptações para o cinema, momento concorrido, já que nesta sala o filme mudo é exibido na íntegra e sem custos adicionais.

Foto: Elias Torres Sofia

Mobílias da época, cartazes de apresentações e imagens emblemáticas fazem parte da exposição, cenários que remetem a diversas adaptações do conto britânico encantam os olhos dos visitantes, que aproveitam cada cantinho para um fabuloso registro. Além de tudo isso e mais um pouco, nós brasileiros podemos nos orgulhar e muito, afinal a versão do gênio Monteiro Lobato – que foi o primeiro a traduzi-la para o português em 1931- , pode ser apreciada no local.

Foto: Elias Torres Sofia

Com riqueza de detalhes, os murais que percorrerem os corredores trazem informações não só sobre Alice, mas, claro, sobre seu criador, o escritor e matemático Lewis Carroll (1832-1898), personalidade cultuada da literatura britânica.

Foto: Elias Torres Sofia

A cereja do bolo fica por conta de um pequeno momento que se torna grande o suficiente para deixar a experiência ainda mais especial, a própria Alice surge em um vídeo de 19 segundos, replicado em uma tela onde é possível encontrar informações sobre a chegada da obra nos EUA. No curto e deslumbrante trecho, Alice Pleasance Hargreaves, então em 1932, que foi premiada com o título de Doutora Honoris Causa em letras, comenta: “É uma grande honra e um grande prazer vir até aqui (EUA), e eu penso que minhas aventuras em outro continente serão tão interessantes quanto as minhas aventuras no subterrâneo”.

Foto: Elias Torres Sofia

E não acabou ainda, os visitantes podem realizar o sonho de tomar o famoso e cobiçado chá da Alice, porei há no local um café temático que foi montado e decorado com o tema. Alice e outros personagens da história circulam pelo local fazendo graça e alegria de quem desfruta do momento.

Foto: Elias Torres Sofia

A exposição pode ser visitada até o dia 25 de setembro no 24º e 23º andares do Farol Santander, de terça-feira a domingo, das 9h às 20h, com ingressos que custam até R$30 (com acesso a todo o centro cultural), vale a pena a visita!

Foto: Elias Torres Sofia

 

Mais de Cultura