Top

Dia Nacional do Rap: 6 rappers brasileiras para conhecer no dia 6 de agosto

Um dos gêneros musicais que mais revelou artistas no Brasil, o rap ficou conhecido nas vozes de Marcelo D2, Racionais Mc’s, Sabotage, Emicida, entre outros manos que fizeram e fazem sucesso na cena até hoje. Mas, para as minas, este espaço nem sempre foi muito aberto, algo que tem mudado mais nos últimos tempos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pensando nisso, o RG separou algumas mulheres que estão mudando o cenário do rap no País. Então aumente o som e conheça seis rappers brasileiras para ouvir neste 6 de agosto, Dia Nacional do Rap:

Tasha e Tracie

Tasha e Tracie Okereke – Foto: Isabelle India

As mais novas promessas do rap nacional são Tasha e Tracie Okereke, as gêmeas conhecidas como it-girls. No line-up de diversos festivais, as irmãs estão entre as atrações mais procuradas dos últimos tempos. Criadoras do movimento Expensive $hit, que promove a autoestima de jovens pretas e faveladas, Tasha e Tracie tem como músicas mais ouvidas: “Tang”, “Pisando Fofo” e “Salve”.

Drik Barbosa

Drik Barbosa – Foto: Lana Pinho

Nascida em São Paulo, Drik Barbosa deu início a sua carreira ao lado de gigantes como Emicida, participando de alguns refrãos. Essas parcerias aos poucos foram colocando a rapper no radar do cenário nacional, contribuindo para sua carreira solo. Com letras inspiradas na história de sua própria família e a serviço de sua comunidade, Drik lançou recentemente o projeto “Nós”, com singles e audionovelas.

Preta Rara

Preta Rara – Foto: reprodução/Instagram

Rapper e escritora, Joyce Ferreira, conhecida pelo nome artístico de Preta Rara, é apresentadora do Talk Five e criadora do projeto Eu Empregada Doméstica, que apresenta relatos sobre a condição das trabalhadoras domésticas no Brasil. Entre as principais rappers do cenário nacional, a artista tem hits como “Filha de Dandara”, “Falsa Abolição”, “Não Desiste” e “Negra Sim”.

Tássia Reis

Tássia Reis – Foto: Sthefany

Enaltecendo a cultura e o feminismo negro, Tássia Reis se consagrou no rap nacional com o álbum “Próspera”, muito aclamado pela crítica. A artista, que bebe do hip hop, do samba e até um pouco do jazz para construir seu som, consegue dar voz à comunidade e ressaltar seu papel no contexto social ao mesmo tempo em que tem um olhar mais poético e pessoal. Entre suas músicas mais ouvidas está o grande hit “Dollar Euro”.

Bivolt

Bivolt nos bastidores de novo clipe – Foto: Divulgação

Como muitos rappers, Bárbara começou sua carreira em batalhas de MC, e tenta mostrar com suas letras que a mulher não se encaixa no estereótipo do homem, algo que se percebe em algumas de suas músicas como “Poetisas do Topo” e “Eu Avisei”. Com o tempo, Bivolt foi realizando alguns sonhos, como o de ter uma parceria com Emicida, que gerou a música “Eu & Tu!”.

Cynthia Luz

Cynthia Luz – Foto: Julia Bandeira

Tendo começado com vídeos de rap caseiros, Cynthia Luz logo foi atrás de algumas produtoras e acabou conseguindo seu lugar na equipe do MC Froid. Mas ela ficou mais conhecida mesmo depois de lançar seu primeiro álbum “Do Caos ao Nirvana”, no final de 2017. Desde então, a cantora já lançou outros três álbuns e se consagrou no cenário com seu trabalho no projeto Poesia Acústica.

Mais de Cultura