Top

Com Pavilhão MAR, ArtRio amplia espaço para abrigar galerias e instituições

Foto: Divulgação

A ArtRio, que acontece de 14 a 18 de setembro, apresenta uma novidade para os visitantes de sua 12ª edição. O Pavilhão MAR, projeto criado pelo arquiteto Pedro Évora, vai ocupar a área da Esplanada da Marina da Glória. O espaço vai abrigar os programas Vista (para galerias com menos de dez anos de atuação), Solo (espaço com curadoria de Ademar Britto onde galerias terão trabalhos de um único artista), Expansão (instituições e projetos com ações de responsabilidade social), as editoras e o MIRA (programa de videoarte com curadoria de Victor Gorgulho).

Com cerca de 3 mil m2, o espaço tem esse nome em alusão à vista do cartão-postal para a Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar ao fundo, que vai envolver a arquitetura como se tudo fosse um único cenário. “O ponto de partida foi construir uma praça onde as galerias se concentrassem, pois elas ocupam a maior parte do espaço, como se fosse uma grande aldeia no meio do pavilhão. Depois. estendemos a construção em direção do Pão de Açúcar. Na parte de cima teremos também espaço para eventos e bares”, indica Évora. “Para conceber o projeto me inspirei nas linhas do entorno da Marina da Glória, do mar, das montanhas e do vento.”

Foto: Divulgação

A área central da Marina da Glória será o Pavilhão Terra, onde estarão as galerias do programa Panorama – casas já estabelecidas no mercado de arte. “O desafio este ano foi criar um pavilhão externo para expandir a feira, mas que complementasse a área já existente. Há pelo menos quatro anos trabalhamos nesse processo de criar instalações externas com novas áreas para a ArtRio. Dessa vez, projetamos uma estrutura com arquitetura mais audaciosa para que o visitante tenha uma experiência única e impactante”, completa Évora.

ARTRIO 2022

De 15 a 18 de setembro (quinta-feira a domingo).

Preview – 14 de setembro (quarta-feira).

Venda de ingressos em artrio.com (a partir de R$ 40).

De qui. a sáb., das 13h às 21h, e dom., das 12h às 20h.

Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N,Glória.

Estacionamento no local, sujeito a lotação.

Metrô: Estação Glória.

Mais de Cultura